quinta-feira, 27 de abril de 2017

ANGOLA TEM MILHARES DE MILIONÁRIOS, 320 MULTIMILIONÁRIOS E… ISABEL DOS SANTOS




Temos 320 multimilionários e mais de 6 mil milionários

Relatório da consultora New World Wealth revela que número de milionários em Angola cresceu 82 por cento na última década.

Actualmente contam-se 320 fortunas multimilionárias em Angola, país que é o sexto africano onde há mais riqueza per capita, com USD 3.600 por habitante.

Os números são da consultora New World Wealth. Sobre Angola, o relatório, citado pelo Jornal de Negócios, refere que, no país como um todo, há riqueza no valor de USD 75 mil milhões, a sexta maior do continente.

Olhando para as grandes fortunas, a New World Wealth identifica 6.100 milionários, pessoas com activos superiores a USD 1 milhão, e 320 multimilionários, isto é, com uma riqueza que ultrapassa os USD 10 milhões.

Estes valores representam uma subida de 82 por cento no número de milionários nacionais durante os últimos 10 anos. Por outro lado, as fortunas multimilionárias recuaram 4 por cento.

Moçambique também é citado na lista, mas com números mais modestos: existem 1.100 milionários e 50 pessoas com fortuna acima dos USD 10 milhões. Em termos de riqueza geral, Maputo surge no 16.º lugar, entre africanos, com USD 19 mil milhões.

Rede Angola

Isabel dos Santos ficou USD 100 milhões mais rica no último ano

Com uma fortuna avaliada em USD 3,1 mil milhões a empresária caiu 61 lugares no “ranking” dos mais ricos do mundo da revista Forbes.

A fortuna de Isabel dos Santos cresceu USD 100 milhões no último ano, de acordo com a lista dos mais ricos do mundo da revista Forbes, divulgada hoje.

A empresária tem agora uma património avaliado em USD 3,1 mil milhões, ocupando a 630ª posição da lista. Apesar de ter visto a sua fortuna aumentar em 2017, Isabel dos Santos caiu 61 lugares no ranking dos mais ricos.

Por outro lado, a empresária ocupa a oitava posição entre os africanos e continua a ser a mulher mais rica do continente – seguida de longe pelos USD 1,6 mil milhões da nigeriana Folorunsho Alakija.

No clube dos bilionários, que ganhou 233 novos membros, Bill Gates, dono da Microsoft, continua a liderar, graças a uma fortuna avaliada em USD 86 mil milhões, mais USD 11 mil milhões do que no último ano.

Donald Trump é outro dos nomes sonantes da lista, embora a fortuna do empresária tenha caído USD mil milhões no último ano. Trump está agora no número 544 dos mais ricos.

Rede Angola

Isabel dos Santos ainda é a oitava mais rica de África

Empresária angolana tem uma fortuna avaliada em USD 3,4 milhões. Nigeriano Aliko Dangote continua a liderar a lista.

A empresária Isabel dos Santos manteve este ano o oitavo lugar na lista dos mais ricos de África, de acordo com a revista Forbes. A filha do presidente José Eduardo dos Santos conseguiu resistir à crise económica no país e, com a sua fortuna avaliada em USD 3,4 mil milhões, é também a mulher mais rica do continente.

A revista norte-americana, da qual a empresária tem agora os direitos para edição em português em Angola, Portugal e Moçambique (ver aqui a notícia do lançamento da revista em Angola), refere que a empresária detém em Angola, entre outras, 25 por cento da Unitel, a maior empresa de telemóveis do país, uma participação no BancoBIC. Em Portugal, tem ainda cerca de 7 por cento da Galp Energia (junto com Américo Amorim) e cerca de 19 por cento BPI, o quarto maior banco português.

Além disso, Isabel dos Santos tem o controlo accionista na empresa de TV Cabo e telecomunicações portuguesa NOS e gastou este ano USD 200 milhões para comprar uma participação na Efacec Power Solutions.

Ainda segundo a Forbes, a empresária angolana é a 534.ª pessoa mais rica do planeta.

À frente da lista dos mais ricos de África não há novidade, o nigeriano Aliko Dangote continua a ter uma fortuna inalcançável para qualquer dos outros multimilionários africanos. Os seus USD 16,7 mil milhões superam em mais de USD 10 milhões o segundo melhor colocado que este ano é multimilionário sul-africano dos diamantes, Nicky Oppenheimer, com USD 6,6 mil milhões.

Oppenheimer era terceiro o ano passado e beneficiou da queda daquele que era o segundo mais ricos de África o ano passado, o também sul-africano Johann Rupert, magnata dos produtos de luxo, que este ano é “apenas” quarto classificado com USD 6,3 mil milhões.

Refira-se que a grande novidade da lista dos dez mais ricos de África este ano é a presença no quinto lugar do rei Mohammed VI de Marrocos, com uma fortuna de USD 5,7 mil milhões. O monarca marroquino estava no 16.º lugar em 2014.

Rede Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana