sábado, 20 de maio de 2023

Cancelamento da cúpula de Sydney é presságio do futuro destino do Quad

A planejada cúpula do Quad em Sydney, marcada para 24 de maio, foi cancelada enquanto Biden está ocupado apagando o fogo financeiro de um possível calote da dívida em casa. Os líderes se reunirão no final desta semana à margem do G7 no Japão. Mas, mesmo que o encontro continue, não será o mesmo. O cancelamento da cúpula de Sydney é um presságio do destino do Quad.

Global Times | opinião | # Traduzido em português do Brasil

A cúpula planejada foi cancelada principalmente porque o governo dos EUA está quebrando. Curiosamente, alguns meios de comunicação ocidentais fazem isso sobre a China, retratando o caso como o momento do champanhe da China. Na quarta-feira, o Guardian publicou um artigo: "A cúpula cancelada do Quad é uma vitória para a China e um golpe autoinfligido à posição dos EUA no Pacífico", que afirmava que "os meios de comunicação estatais chineses não precisarão reunir muita energia criativa para tecer algumas das narrativas preferidas de Pequim: que os EUA estão devastados por turbulências domésticas cada vez mais severas e são um parceiro não confiável, rápido para deixar os aliados altos e secos."

A narrativa só prova que a mídia não tem mais nada a falar sobre o Quad, segundo especialistas. Essa cúpula de alto nível deveria ter muitas perspectivas "de ponta" para escavar, mas agora a mídia ocidental não tem outra alternativa a não ser cobri-la como uma farsa com fofocas. Isso mostra que o governo dos EUA e o Quad têm pouco a entregar. Se puder haver alguma agenda e conteúdo prático e substancial, o foco não será colocado em adivinhar o que a China dirá, disse Shen Yi, professor da Universidade Fudan, ao Global Times.

Se os observadores ocidentais ainda acreditam no Quad, suas análises devem estar cheias de conteúdo sobre maneiras inovadoras de conter a China e tornar o Ocidente grande novamente. Não há essa redação, mas apenas decepção nos EUA. Não é apenas o governo dos EUA que está enfrentando uma crise, mas também é o Quad. Afinal, não será fácil impulsionar algo que vai contra a tendência dos tempos.

A recuperação econômica global perdura, mas o caminho está ficando difícil, informou o FMI em abril. Enquanto isso, um número crescente de turbulências regionais está aumentando. No entanto, os EUA não escondem sua intenção de exacerbar os conflitos geopolíticos e o confronto campal. Desde o estabelecimento do Quad, sua cooperação e declarações há muito revelam seu alvo não declarado - a China. E quando as pessoas dizem que um solavanco para o Quad é uma vitória para a China, elas simplesmente confessam que o Quad é uma ferramenta geopolítica contra a China.

Essa mentalidade é simplesmente muito superficial. Muitos observadores ocidentais estão tão acostumados a medir o coração de um cavalheiro com sua própria medida média. Todos os países do mundo estão enfrentando um momento difícil. A China, como grande país responsável, está desempenhando um papel estabilizador, em busca do desenvolvimento comum. Mas essa boa vontade e esforços da China por si só não são suficientes. A China espera que os EUA também possam assumir alguma responsabilidade em vez de serem movidos por cálculos egoístas e apenas se preocuparem que outros possam lucrar com os desafios dos EUA, disse Lü Xiang, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Sociais, ao Global Times.

No entanto, o Guardian acerta em um ponto: os EUA deveriam preocupar-se com a sua credibilidade em ruínas.

Ao cancelar sua participação na cúpula do Quad Sydney, os EUA são como alguém que costumava ser carregado, indo às compras, abarrotando o carrinho de compras, mas de repente percebe, a caminho do caixa, seu cartão de crédito pode ser recusado. Em outras palavras, os EUA estão falhando em arcar financeiramente com seus objetivos estratégicos globais, que não apenas exigem uma enorme quantidade de dinheiro, mas também são centrados no confronto e contra a tendência dos tempos, disse Lü.

E as despesas dos objetivos estratégicos dos EUA não são apenas suportadas pelos próprios EUA, mas atribuídas aos seus aliados. Como apontou o Guardian, o cancelamento é um golpe para o anfitrião australiano. "As autoridades passaram meses planejando extensivamente a enorme operação logística e de segurança; o orçamento de outubro passado reservou US$ 23 milhões para os custos de sediar a cúpula", diz o relatório. Agora, o investimento é evaporado.

Além disso, Lü disse que também há uma discussão crescente na Austrália sobre se o país está arcando com o custo de um erro caro sobre o acordo de submarinos AUKUS, e se a Austrália realizará o desenvolvimento ou apenas será explorada pelos EUA.

Quando mais e mais essas discussões, especulações e dúvidas surgirem, a dinâmica do Quad só diminuirá. O cancelamento da cúpula de Sydney é um golpe fatal para o Quad, disseram especialistas. Também prenuncia o destino de outras panelinhas anti-China lideradas pelos EUA.

Ilustração: Liu Rui/GT

Sem comentários:

Mais lidas da semana