terça-feira, 6 de junho de 2023

Guiné-Bissau - Eleições: PAI - Terra Ranka reivindica "maioria absoluta"

Conforme avançou ontem em entrevista à DW África, o líder do PAI - Terra Ranka, Domingos Simões Pereira, disse que a coligação conquistou uma "maioria absoluta" nas legislativas de domingo.

O líder da Plataforma da Aliança Inclusiva (PAI) -Terra Ranka, Domingos Simões Pereira, reiterou esta terça-feira (06.06) que a coligação conquistou uma "maioria absoluta" nas eleições legislativas de domingo na Guiné-Bissau.

"O PAI - Terra Ranka sabe e está em condições de assegurar à população guineense, aos militantes e simpatizantes dos partidos que integram a coligação, e aos profissionais da comunicação social, que conquistou uma maioria absoluta", afirmou Domingos Simões Pereira, também presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que falava na sede do partido, em Bissau.

"Devo reiterar que nós não pretendemos avançar com a divulgação dos resultados, os resultados são divulgados pelas instâncias competentes para o efeito, mas temos de informar os nossos militantes, simpatizantes e a população em geral que a plataforma PAI conquistou uma maioria confortável, ou seja, uma fasquia superior à própria fasquia que delimita a maioria absoluta", disse.

O líder da coligação, que junta cinco partidos, felicitou o povo guineense por ter feito uma opção pela "estabilidade" ao dar à PAI - Terra Ranka uma "confortável maioria absoluta".

"O PAI - Terra Ranka exorta, finalmente, a comunidade internacional, especialmente as missões de observação eleitoral que vieram ao país, para cuidarem deste processo com isenção e transparência e declara de forma inequívoca que não estamos dispostos a aceitar quaisquer arranjos que não sejam os legais e que correspondam à vontade livremente expressa pelo povo guineense", salientou Domingos Simões Pereira.

Quase 900 mil guineenses foram chamados às urnas no domingo para escolher os próximos 102 deputados da Assembleia Nacional Popular entre 20 partidos e duas coligações.

A Comissão Nacional de Eleições informou no domingo que os resultados provisórios das legislativas devem ser divulgados na quarta-feira.

Deutsche Welle | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana