terça-feira, 6 de junho de 2023

CONTRA OFENSIVA UCRANIANA JÁ COMEÇOU -- com vídeo

Depois de várias semanas de intensos bombardeios contra vilarejos pacíficos na fronteira com a Rússia, Kiev realizou uma campanha de mídia em grande escala convidando o governador da região de Belgorod a negociar com militantes pró-Kiev. Ao mesmo tempo, sabotadores ucranianos tentaram cruzar a fronteira e incitar uma luta no território russo. A campanha midiática foi acompanhada de vídeos falsos e tinha como objetivo distrair os HSH da linha de frente ucraniana.

South Front | # Traduzido em português do Brasil -- VER VÍDEO em inglês

Para o mesmo propósito, o Departamento de Comunicações Estratégicas das Forças Armadas da Ucrânia mentiu que Kiev não realiza nenhuma operação ofensiva e que os russos estão supostamente espalhando informações falsas sobre as perdas do exército ucraniano.

Enquanto isso, o exército ucraniano lançou uma ofensiva em grande escala nas frentes, mas a primeira tentativa ofensiva fracassou. De acordo com o Ministério da Defesa russo, as forças ucranianas sofreram pesadas perdas de mão de obra e equipamentos, incluindo até 300 militares ucranianos, 16 tanques, 26 veículos blindados de combate, bem como 14 carros.

A ofensiva começou em 4 de junho na direção sul de Donetsk.

Os principais combates se desenrolaram nas áreas dos assentamentos de Novodarovka, Rovnopol, Neskuchnoe-Makarovka e Levadnoe-Priyutnoe. Cerca de duas companhias de infantaria motorizada e mais de 15 veículos blindados foram lançados no ataque, armados com tanques T-72, veículos blindados de transporte de pessoal dos EUA, veículos blindados MaxxPro e HMMWV.

As forças ucranianas conseguiram avançar até 400 metros, mas depois foram repelidas de volta às suas posições iniciais.

Na região de Zaporozhye, as forças ucranianas também partiram para a ofensiva a sudeste da Malásia Tokmachka, mas não obtiveram sucesso.

Perto de Ugledar, as forças ucranianas tentaram uma ofensiva contra Nikolsky e Pavlovka, mas recuaram sob fogo russo.

Ao sul de Avdiivka, grupos ucranianos de até uma empresa, reforçados com tanques, atacaram posições russas perto de Vodiane e Opytne. Tendo sofrido perdas, eles também recuaram.

Desde a madrugada de 5 de junho, intensos combates foram retomados na região de Zaporozhye. Os militares ucranianos lançaram forças maiores no ataque.

A principal direção do ataque é a vila de Novodonetskoe, atacada por cerca de 30 unidades de equipamentos ucranianos, quase todos fornecidos pela Otan.

Os soldados ucranianos devem trazer a Zelensky as vitórias necessárias no campo de batalha para justificar os investimentos maciços da Otan no Exército ucraniano. As primeiras tentativas de furar a defesa russa não tiveram sucesso. Apesar das pesadas perdas, a força dos ataques ucranianos vai crescer.

Sem comentários:

Mais lidas da semana