terça-feira, 6 de junho de 2023

Angola | Polícia confirma cinco mortes em protesto no Huambo

Após confrontos violentos na cidade do Huambo, a polícia de Angola afirma que "não foi possível evitar" a morte de cinco cidadãos durante um protesto de taxistas contra o aumento dos combustíveis no país.

O Comando Provincial da Polícia Nacional de Angola no Huambo lamentou a morte de cinco cidadãos durante um protesto de taxistas contra o aumento do preço dos combustíveis, na segunda-feira (05.06).

De acordo com um comunicado da corporação, a que a DW teve acesso esta terça-feira, as mortes ocorreram durante "atos de desordem pública protagonizados por taxistas e mototaxistas na cidade do Huambo e arredores".

"Foram montadas várias barricadas para molestar outros taxistas que não aderiram ao protesto violento, agredindo-os com objetos de arremesso, ao mesmo tempo que retiravam os passageiros de seus veículos", relata o comunicado, referindo que tais atos motivaram a ação policial.

Várias imagens dos confrontos entre manifestantes e a polícia circulam nas redes sociais.

Depredação

A polícia relatou ainda a destruição de vários bens materiais e infraestruturas públicas e privadas, bem como a depredação autocarros de transporte público, ambulância, vidros de gabinetes provinciais e de cinco comités do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) - partido no poder.

Ainda segundo o comunicado, o atos "supostamente" eram para protestar contra o decreto referente à atribuição de subsídios aos combustíveis.

Além dos cinco mortos, oito pessoas ficaram feridas. E a polícia avançou que delete 34 cidadãos e apreendeu 29 motorizadas por "envolvimento direto nos atos de desordem público". Os detidos serão responsabilizados criminalmente, acrescentou.

Thiago Melo - Jornalista da Deutsche Welle África em Bona

Sem comentários:

Mais lidas da semana