sexta-feira, 10 de junho de 2011

Língua: Estratégias nacionais serão revisitadas devido à importância económica – CPLP




ASP - LUSA

Madrid, 10 jun (Lusa) -- As estratégias nacionais de promoção das línguas serão obrigatoriamente revistas com o progressivo reconhecimento da "importância económica transcendente" do espaço linguístico, afirmou hoje o secretário-geral da CPLP.

Em entrevista à Lusa em Madrid, Domingos Simões Pereira -- que participa num encontro dos "três espaços linguísticos" (português, espanhol a francês) considera vital, porém, reconhecer que há "diferentes dimensões" da intervenção no campo das línguas.

A própria diversidade que se evidencia dentro do espaço da CPLP -- "com oito estados de oito realidades bem diferentes" -- implica que o que para uns "é um debate completamente aceitável a nível multilateral" pode, para outros, "ser ainda uma questão de soberania".

Daí que o responsável da CPLP destaque a importância da troca de experiências, da partilha de informação e dos esforços de colaboração entre os três espaços linguísticos latinos, que assumem "crescente importância económica".

"É neste contexto (de diversidade) que tentamos ver para além do espaço territorial dos nosso países, perceber como outros enfrentam estes grandes desafios", afirmou.

"Mas creio que, a partir do momento em que nossos estados, nacionalmente, compreendam que língua e cultura ultrapassam o domínio da simples pertença e proximidade cultural dos nossos povos, com uma importância económica transcendente, obrigará a revisitar as nossas estratégias nacionais", considerou.

Sobre a promoção do português dentro e fora da CPLP, Domingos Pereira considerou que os Estados "compreendem cada vez mais que a língua não é só uma questão prosaica" abrindo "enormes potencialidades, do económico ao social".

"Estamos a descobrir formas mais completas para utilizar esse instrumento incontornável que é a língua", frisou.

Domingos Pereira dá exemplos dos estudos recentes, realizados tanto pelo Instituto Camões como pelo Instituto Cervantes, que comprovam a relevância económica da língua, "e o seu efeito no PIB".

"Quando o Estado descobre isto, obviamente tem que revisitar as suas políticas, as suas estratégias, para ver se está a tirar proveito dessa nova realidade", disse.

"É o caminho a seguir pelos restantes estados, que no caso da CPLP, devem dar crescente importância a este tema. Claro, sem esquecer o ponto de partida que é a diversidade, a capacidade de trabalharem juntos", considerou.

Sem comentários:

Mais lidas da semana