sábado, 18 de agosto de 2012

BAN KI-MOON EM TIMOR-LESTE COM AS HABITUAIS DECLARAÇÕES DA TRETA




ONU APOIA A UNTL PARA A SUA INTERNACIONALIZAÇÃO

O Reitor Universidade Nasional Timor Lorosa’e (UNTL) Aurelio Guterres disse durante o encontro do Secretario-Geral da ONU, Ban Ki-moon com estudantes da UNTL, que a universidade estatal tem como próximo objectivo a sua internacionalização, nomeadamente ao nivel do continente asiático.

“A nossa intenção é internacionalizar a nossa universidade e convidamos todos os diplomatas a seguirem o exemplo do Secretário Geral da ONU, a virem dar uma palestra à nossa instituição.

” Apesar da sua retirada, a ONU irá continuar a apoiar Timor-Leste na área da educação “O Secretário-geral da ONU referiu ontem que está disponivel para continuar a apoiar-nos, ao nível da formação de professores” informa Aurelio.

SAPO TL com CJITL

ESCOLA TIMORENSE É EXEMPLO PARA O MUNDO

PDF - Lusa

Díli, 15 ago (Lusa) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, considerou hoje a escola de Cassait, em Timor-Leste, como um exemplo da "filosofia" de Educação que pretende partilhar a com uma nova iniciativa global.

O Ensino foi o tema central do segundo e último dia de visita de Ban Ki-moon à capital timorense, acompanhado pelo recém-nomeado enviado especial para a Educação Global, o ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown, com incentivos à continuação dos esforços que as autoridades timorenses tem vindo a fazer no campo.

"Reconheço a vossa dedicação à Educação de qualidade. Quero amplificar os vossos esforços mobilizando todos os parceiros numa nova iniciativa global, chamada `Educação em Primeiro Lugar´", disse Ban.

O objetivo desta iniciativa é aumentar o número de crianças matriculadas nos países em desenvolvimento, melhorar a qualidade do ensino e "criar cidadãos globais".

A escola de Cassait, afirmou, "prova que a Educação não é para os privilegiados - é um Direito Humano para todos".

Ban citou mesmo o diretor da escola, Soares Ribeiro, afirmando que está "contribuir para a paz e estabilidade ajudando a educar cidadãos responsáveis, educados e participativos".

"Esta é a filosofia que quero partilhar com o mundo", adiantou.

"Quando vejo Timor-Leste a investir na Educação, sei que as sementes de um futuro melhor vão frutificar em breve", disse o secretário geral da ONU.

Também hoje, antes de concluir a sua segunda visita ao país, Ban Ki-moon esteve na Universidade de Timor Leste.

Na quarta-feira esteve no Parlamento Nacional timorense, na presença das principais figuras do Estado, tendo enaltecido o progresso socioeconómico e segurança no país, lembrando os parlamentares que "o trabalho difícil começa agora".

Os "desafios comuns" em Timor-Leste, disse, incluem dar "esperança e oportunidade aos jovens", fazer "o melhor uso dos recursos naturais disponíveis", além de continuar as reformas nos setores da Justiça e Segurança e avançar na adesão à ASEAN.

*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG

- Mais noticias e opinião em TIMOR LOROSAE NAÇÃO

Sem comentários:

Mais lidas da semana