quarta-feira, 14 de novembro de 2012

BNU coloca Timor-Leste no mapa bancário mundial com lançamento de cartões Visa

 

MSE – MSF - Lusa
 
Díli, 14 nov (Lusa) - O Banco Nacional Ultramarino (BNU) de Timor-Leste, da Caixa Geral Depósitos, anunciou hoje em Díli o lançamento de cartões Visa que vão permitir a utilização de cartões bancários timorenses em qualquer parte do mundo.
 
Com a rede Visa, o BNU coloca Timor-Leste no mapa bancário mundial, permitindo a utilização de cartões timorenses em todo o mundo e a projeção da marca Timor, afirmou Fernando Torrão Alves, diretor-geral da sucursal em Díli.
 
Fernando Torrão Alves falava durante uma conferência da Universidade Nacional de Timor-Leste que serviu para apresentar novos meios de pagamento e o cartão universitário do BNU, no âmbito do 100.º aniversário de presença daquela instituição bancária em Timor-Leste.
 
Além da rede Visa, Fernando Torrão Alves anunciou também o reforço de todo o território timorense com mais caixas multibanco e novos terminais de pagamento, a serem instalados em hotéis, lojas, restaurantes e supermercados.
 
Outra novidade apresentada foi o Mobile Money, que permite, através dos telemóveis, a realização de transferências bancárias, consultas de saldos de conta e compra de "pulsa" (termo utilizado em Timor-Leste para carregar com saldo o telemóvel).
 
Durante a conferência foi também apresentado o novo cartão de débito universitário destinado a alunos, professores e funcionários da Universidade Nacional de Timor-Leste e que vai começar a ser utilizado no próximo ano letivo, com início em fevereiro.
 
Em declarações à agência Lusa, Fernando Torrão Alves explicou que os novos meios de pagamento hoje anunciados visam um "objetivo estratégico relacionado com a economia e com as poupanças que as populações têm que começar a fazer ainda que seja a partir do primeiro cêntimo".
 
"Desenvolver canais eletrónicos é reduzir a circulação da massa monetária e contribuir para esse aumento de poupança", disse, salientando que o BNU pretende também alargar a base de utilizadores.
 
O BNU foi o primeiro banco a instalar-se em Timor, tendo inaugurado a primeira agência bancária em 1912.
 
Em 1968, o banco construiu um novo edifício de raiz, que após a ocupação indonésia voltou a ser recuperado e abriu oficialmente ao público a 10 de julho de 2001.
 
Atualmente, a sucursal do grupo Caixa Geral de Depósitos em Timor-Leste dispõe de oito agências distribuídas por sete distritos.
 
Para o futuro, segundo o comunicado, o grupo pretende abrir agências em todos os distritos de Timor-Leste (13).
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Torrão Alves,

Para quando pagar juros no dinheiro depositado no seu banco?

Diminuir os Juros, 10 a 11% de juro só quem negoceia em droga pode pagar?

Acabar com 25 e 50 centimos, por cada levantamento?

Pagar um pouco mais aos funcionários de modo a eles não roubarem dinheiro.

A Lucrécia é uma ladra, mas Vossa Exª. ainda consegue ser mais ladrão.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Kuidadu CARDING, HACKER no CRACKER deit.

Mais lidas da semana