quarta-feira, 14 de novembro de 2012

POLÍCIAS JUNTO AO PARLAMENTO ALVO DE CHUVAS DE PEDRAS

 

APN - CMP - GC

Lisboa, 14 nov (Lusa) – Os elementos da PSP estão a ser alvo de arremesso de várias pedras arrancadas da calçada junto à escadaria da Assembleia da República por dezenas de manifestantes de cara tapada.
 
Algumas das pedras já partiram quatro escudos do cordão policial formado após o derrube das barreiras metálicas de proteção.
 
A PSP já reforçou o cordão policial com mais elementos do corpo de intervenção.
 
Num dos momentos de tensão que se tem vivido junto ao parlamento, um dos manifestantes conseguiu tirar um escudos ao elemento do corpo de intervenção devolvendo-o de seguida pintado com a palavra “povo”.
 
O polícia começou a subir a escadaria com o escudo de proteção e nesse momento os manifestantes gritaram “o povo unido jamais será vencido”.
 
Os distúrbios junto ao parlamento começaram cerca das 17 horas quando foram derrubadas as barreiras metálicas de proteção, pouco tempo depois do fim do discurso do Secretário-Geral da CGTP, Arménio Carlos.
 
Depois de derrubadas as barreiras os manifestantes conseguriam subir sete ou oito degraus da escadaria, mas a PSP reforçou de imediato o policiamento com elementos do corpo de Intervenção e do grupo cinotécnico (agente e cão), formando duas barreiras de proteção. (Lusa)
 
CINCO MANIFESTANTES FERIDOS VÍTIMAS DE PEDRAS, UM FICOU HOSPITALIZADO
 
Segundo a reportagem da TVI, fonte da polícia informou que cinco manifestantes foram feridos por pedras. As pedras têm sido lançadas por não mais que uma dúzia de jovens que ninguém os consegue demover de mudarem de atitude e de protestarem pacificamente, apesar de centenas de manifestantes ainda continuarem a participar no protesto. Passeio (fonte das pedras) e outro equipamento do mobiliário urbano (placas de informação, sinais de trânsito) está a ser destruido.
 
Alguns jovens recorrem injustificadamente à violência, provocam a polícia, como vimos hoje - e em protestos e manifestações anteriores - enquanto que os agentes têm sido bastante pacientes e tolerantes – esquecendo-se ou indiferentes ao facto de que a violência não é o objetivo mas sim aquilo que reinvindicam: a “demissão” do governo, a melhoria da situação dos portugueses e de Portugal.
 
A polícia avisou, através de um megafone, que ia proceder a uma carga policial, como manda a lei. Carga policial que se concretizou e levou à sua frente todos os manifestantes junto à escadaria – jovens que estavam, ou não, a lançar pedras. Talvez tenha um ou outro manifestante justo pago pelo pecador. Pelo menos um reporter fotográfico foi para o hospital a sangrar da cabeça, somando, ao que se sabe, para seis feridos a serem transportados pelas ambulâncias do INEM. A polícia fez detenções de jovens que estiveram a arremessar objetos durante a tarde.  (Redação PG)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana