sábado, 19 de janeiro de 2013

Empate com África do Sul afinal soube a pouco para os adeptos de Cabo Verde




JSD – JP - Lusa

Cidade da Praia, 19 jan (Lusa) - O empate de Cabo Verde diante da África do Sul no jogo inaugural da Taça das Nações Africanas de futebol (CAN2013) acabou, afinal, por saber a pouco para os cabo-verdianos, que asseguram que os "Tubarões Azuis" mereciam ganhar.

Despreocupados, embora algo nervosos no início do jogo de hoje, disputado no Soccer City, em Joanesburgo, os adeptos cabo-verdianos presentes no Parque 5 de Julho, onde assistiram à partida através de um ecrã gigante, depressa "exigiram" um golo aos comandados de Lúcio Antunes, face à inépcia dos jogadores sul-africanos.

No final, e face às oportunidades de golo desperdiçadas por Platini, Heldon e Júlio Tavares, os adeptos, alguns com exagero, exultavam já o feito da seleção, admitindo que, a jogar como hoje, Cabo Verde vai chegar aos quartos de final.

Poucos foram, porém, os festejos do empate com sabor a vitória na primeira vez que Cabo Verde disputa uma fase final da CAN, com apenas algumas buzinadelas nas ruas da capital, onde grande parte dos cidadãos trajavam ou camisolas dos "Tubarões Azuis" ou roupa em tons de azul.

A transmissão do jogo na televisão, certeza obtida meia hora antes do início do jogo (15:00 locais, 16:00 em Lisboa), levou a que a grande maioria dos praienses assistisse à partida em casa, juntando familiares e amigos em convívios que, no fim do encontro, rapidamente se estenderam para a rua.

"Angola e Marrocos não nos assustam", gritavam convictamente alguns jovens junto ao Parque 5 de Julho, dando como certa a passagem aos quartos-de-final da prova, apesar de Cabo Verde só ter disputado uma partida, faltando os jogos com aquelas duas seleções.

E se a convicção dos jovens era convincente, o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, entrevistado pela Rádio de Cabo Verde (RCV), mostrou-se mais cauteloso, mas admitiu também que, a haver um vencedor, teriam de ser os "Tubarões Azuis".

"Cabo Verde fez um excelente jogo e dominou na primeira parte. A segunda foi mais equilibrada, mas tivemos uma prestação de grande nível num jogo inaugural de uma CAN e logo contra a equipa anfitriã", disse o chefe do executivo cabo-verdiano.

Para Neves, o empate acaba por ser um excelente resultado, pelo que se a equipa continuar com a "humildade" hoje demonstrada poderá ir longe.

"A nossa presença na CAN, por si só, é já uma vitória e o empate de hoje, perante as câmaras (de televisão) de todo o Mundo, dignificou Cabo Verde", concluiu.

Após o empate entre a África do Sul e Cabo Verde, a primeira jornada do Grupo A conclui-se ainda hoje com Angola a defrontar Marrocos.

A segunda jornada do Grupo A, a 23 deste mês, oporá Cabo Verde a Marrocos e Angola à África do Sul.

Na derradeira jornada, agendada par adia 27, os "Tubarões Azuis" defrontam os "Palancas Negras" (Angola), enquanto os "Bafana Bafana" (África do Sul) os "Leões do Atlas" (Marrocos).

Sem comentários:

Mais lidas da semana