segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Manifestantes em Banguecoque bloquearam sete cruzamentos de estradas principais

 


Banguecoque, 13 jan (Lusa) -- Os manifestantes antigovernamentais que há várias semanas protestam nas ruas da capital tailandesa, bloquearam hoje sete cruzamentos de estradas principais em Banguecoque, em mais uma ação para derrubar o Governo.
 
Suthep Thaugsuban, antigo vice-primeiro-ministro e atual líder da revolta popular lidera os protestos que visam agora paralisar a capital tailandesa até que Yingluck Shinawatra e o seu Governo aceitem demitir-se e entregar o poder a uma comissão nomeada para mais tarde serem realizadas eleições.
 
A contestação do Partido Democrata ao poder de Yingluck, acusada de corrupção e de ser uma marioneta nas mãos do irmão, o antigo chefe do Governo Thaksin Shinawatra deposto por um golpe militar em 2006, levou a chefe do Governo a fazer cair o parlamento e a convocar eleições, mas o forte apoio popular que dispõe deverá reconduzi-la no poder.
 
Nesse sentido e para evitar a continuação de Yingluck no Governo, o Partido Democrata através da contestação popular quer o poder entregue a comissão escolhida sem eleições para, mais tarde, se realizar um ato eleitoral.
 
A Tailândia vive uma crise política desde 2006 que já provocou dezenas de mortos e milhões em prejuízos num país que tem uma economia também muito dependente do turismo, prejudicado pelas manifestações populares.
 
JCS // JCS - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana