terça-feira, 19 de agosto de 2014

Fundação Mahein pede a militares timorenses para continuarem o espírito das Falintil




Díli, 19 ago (Lusa) - A Fundação Mahein - Monitorização, Pesquisa e Advocacia do setor da segurança em Timor-Leste pediu hoje aos militares timorenses para manterem a disciplina e profissionalismo demonstrado pelos veteranos durante a luta pela restauração da independência do país.

"A Fundação Mahein incentiva cada indivíduo das Forças de Defesa de Timor-Leste a manter a disciplina e o profissionalismo demonstrado pelos elementos das Falintil (Forças Armadas da Libertação e Independência de Timor-Leste), que morreram pela liberdade do país", refere em comunicado a Fundação Mahein.

No comunicado, divulgado por ocasião do 39º aniversário das Falintil que se assinala quarta-feira, a Fundação Mahein sublinha que aquela força foi reestruturada para se tornar numa força profissional e que o país espera que sejam uma força "inteligente, disciplinada, digna e leal com o povo".

A Fundação Mahein salientou também que as forças de defesa de Timor-Leste estão "intimamente ligadas às comunidades", recordando um antigo slogan utilizado que afirmava que as "Falinitil eram o peixe e o povo a água".

"Com esta abordagem, as Falintil e as comunidades lutaram juntas e conseguiram a independência. Aquilo deve servir de exemplo para os jovens que integram agora as Forças de Defesa de Timor-Leste, que devem continuar a encarnar aquele espírito", afirma a Fundação Mahein.

As celebrações do 39º aniversário das Falintil começaram hoje com uma missa no Jardim dos Heróis em Metinaro, a cerca de 30 quilómetros a leste de Díli, e prosseguem quarta-feira em Díli e em Oecussi.

No âmbito das comemorações é também lançado quarta-feira um livro sobre "Luta Armada na Resistência à Ocupação".

MSE // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana