quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Investigador português apresenta livro sobre "O Semipresidencialismo Timorense"




Díli, 13 ago (Lusa) - O investigador português da Universidade de Coimbra Rui Feijó apresentou hoje na Universidade Nacional de Timor-Leste o livro sobre "O Semipresidencialismo timorense", que inclui entrevistas a líderes políticos timorenses e ensaios académicos.

"É uma mesa redonda de debate", explicou à agência Lusa Rui Feijó, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Segundo o autor, o livro está dividido em duas partes, incluindo, na primeira parte, entrevistas a Xanana Gusmão, José Ramos-Horta e Mari Alkatiri, e, na segunda parte, sete ensaios académicos.

"É muito interessante porque os políticos, que se combatem uns aos outros, que têm partidos políticos diferentes democraticamente, acabam por ter uma visão muito mais convergente sobre o regime político timorense, as suas virtualidades e os seus problemas do que os académicos", salientou Rui Feijó.

"Nos académicos o debate é mais profundo. Há uns que dizem que o semipresidencialista timorense é basicamente um regime adequado, outros que dizem que é desadequado. Há quem diga que nem sequer é um regime semipresidencialista, que estamos enganados e que é um regime parlamentar disfarçado", disse o investigador.

Para Rui Feijó, o livro acabou por proporcionar uma mesa redonda com uma "debate forte, que é o que se espera de um livro académico".

Rui Feijó lecionou na Universidade Nacional de Timor-Leste e desde 2004 que mantém um contacto estreito com o país, tendo residido em Díli entre 2004 e 2005 período durante o qual foi assessor do antigo Presidente timorense Xanana Gusmão.

MSE // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana