quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Timor-Leste realiza em 2015 Censo da População e Habitação e inquérito sobre saúde




Díli, 13 ago (Lusa) - Timor-Leste vai realizar no próximo ano um Censo Geral da População e Habitação e o Inquérito Demográfico de Saúde, anunciou em comunicado o ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira.

Segundo o também porta-voz do governo timorense, o Censo vai fornecer informação relevante para a orientação da política de formação e auxiliar na avaliação do progresso dos objetivos nacionais do Plano Estratégico de Desenvolvimento e das metas internacionais, nomeadamente do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

"Os dados recolhidos no Censo são vitais para a tomada consciente de decisões acerca da localização e fornecimento de serviços, tais como saúde e educação, e o estabelecimento e desenvolvimento de infraestruturas apropriadas, tais como estradas e pontes", refere no comunicado.

O Censo Geral da População vai ser elaborado pela Direção-Geral de Estatísticas nos 13 distritos do país e envolver mais de cinco mil pessoas, que vão recolher a informação porta a porta em todas as habitações de Timor-Leste.

Timor-Leste realizou censos em 2004 e 2010, que recolheram informação sobre dimensão da população, educação, saúde, mercado de trabalho, agricultura, água e saneamento, eletricidade, taxa de mortalidade e níveis de pobreza.

Em julho, a Direção-Geral de Estatísticas realizou um censo piloto em cerca de 10 mil habitações para testar matérias e técnicas de recolhas de dados.

MSE // FV - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana