quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Cabo Verde: O ABATE DE TARTARUGAS SERÁ CRIMINALIZADO




O abate de tartarugas marinhas vai ser criminalizado em Cabo Verde, disse o Director-Geral do Ambiente, em entrevista à RCV. Moisés Borges avançou essa informação ao comentar a reportagem de "asemanaonline" publicada ontem, e que dava conta da morte de mais de 19 tartarugas marinhas caretta caretta nas praias da Boa Vista .

A proposta de lei está a ser preparada. É que a actual legislação cabo-verdiana impõe apenas a aplicação de coimas a quem abater uma tartaruga, por exemplo, para consumo.

Agora o Governo quer avançar para a fase de criminalização. A proposta de lei pode ser aprovada pelo Conselho de Ministros ainda este ano, antes de ser submetida ao Parlamento.

Cabo Verde é dos países mais importantes para a perenidade das tartarugas marinhas. As ilhas cabo-verdianas, particularmente as da Boa Vista, Maio e Sal acolhem, anualmente, milhares de fêmeas para a desova.

Cinco espécies de tartarugas marinhas foram identificadas em águas de Cabo Verde, mas a que regularmente desova no arquipélago é a Caretta Caretta.

A Semana (cv)

Leia mais em A Semana (cv)

Sem comentários:

Mais lidas da semana