quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Timor-Leste: NOVA ZELÂNDIA “GO HOME”, ASIA FUNDATION EM VISITA AO PAÍS

 


Nova Zelândia vai retirar esta semana os seus últimos militares de Timor-Leste
 
07 de Novembro de 2012, 11:33
 
Sidney, 07 nov (Lusa) -- A Nova Zelândia vai retirar esta semana os seus últimos militares destacados em Timor-Leste, depois de 13 anos de operações naquele país, que garantiu a independência em 2002, informou hoje a imprensa local.
 
Cerca de 80 membros das Forças de Defesa da Nova Zelândia, que formaram parte da Força Internacional de Estabilização liderada pela Austrália desde 2006, vão regressar a casa na sexta-feira e serão substituídos por outra equipa de militares para repatriar equipamentos e veículos, informou o canal de televisão neo-zelandês TV3.
 
A Nova Zelândia vai manter também cinco militares em Timor para a formação do Exército timorense no que se refere ao uso de armas, assuntos logísticos, de administração e língua inglesa.
 
A Nova Zelândia chegou a ter em Timor-Leste 830 militares, dos quais um morreu numa emboscada das milícias pró-Indonésia em 2000 e outros dois em acidentes.
 
A Missão Integrada das Nações Unidas para Timor-Leste (UNMIT) transferiu na semana passada todas as responsabilidades de segurança para a polícia timorense, dois meses antes de terminar o seu mandato no país, a 31 de dezembro.
 
A UNMIT foi criada em 2006 para restabelecer a ordem em Timor-Leste depois de uma crise política que deixou esta nação asiática à beira de uma guerra civil e custou a vida a mais de 30 pessoas.
 
Timor-Leste foi anexado em 1975 pela Indonésia e, depois de mais de duas décadas de resistência, esta ex-colónia portuguesa garantiu a independência em 2002, depois de ter sido administrada pela ONU durante três anos.
 
PNE // PNE.
 
Presidente da Asia Foundation em Timor-Leste na próxima semana
 
07 de Novembro de 2012, 19:09
 
Díli, 07 nov (Lusa) - O presidente da Asia Foundation, David Arnold, realiza na próxima semana uma visita a Timor-Leste com o objetivo de reafirmar o apoio daquela instituição ao desenvolvimento do país, anunciou hoje a organização.
 
Em comunicado enviado à imprensa, a Asia Foundation sublinha que esta é a primeira viagem de David Arnold, que assumiu a presidência da fundação em janeiro de 2011, a Timor-Leste.
 
Durante a sua estada em Timor-Leste, entre os dias 13 e 15, o presidente da Asia Foundation vai reunir-se com elementos do Governo e parceiros de desenvolvimento do país para aprofundar o apoio da instituição a programas nos setores da educação, violência, igualdade de género, polícia comunitária, novas tecnologias e administração local.
 
A Asia Foundation trabalha em Timor-Leste desde 1992, mas só inaugurou o seu escritório local em 2002.
 
Em Timor-Leste, aquela instituição apoia projetos das autoridades timorenses, do setor privado, comunidades e organizações não-governamentais que visem a consolidação da paz e do desenvolvimento do país.
 
A Asia Foundation tem como principal objetivo apoiar projetos que visem um desenvolvimento pacífico e sustentável da região do sudeste asiático.
 
A instituição é financiada pelos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Holanda, Reino Unido, Banco Mundial, Banco Asiático do Desenvolvimento e o Programa da ONU para o Desenvolvimento.
 
MSE // VM.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana