quarta-feira, 7 de novembro de 2012

São Tomé e Príncipe: NOVO CÓDIGO PENAL, GRAVIDEZ PRECOCE E ABANDONO ESCOLAR

 


Novo Código Penal entra em vigor em São Tomé e Príncipe
 
06 de Novembro de 2012, 13:41
 
São Tomé, 06 nov (Lusa) - Um novo Código Penal entrou hoje em vigor em são Tomé e Príncipe, substituindo o anterior, que datava do regime colonial português e que vigorou 200 anos.
 
Crimes como o abuso sexual de menores, tráfico de drogas e branqueamento de capitais passam a estar consagrados no novo código penal, cuja elaboração teve o patrocínio da cooperação portuguesa no âmbito do setor da justiça.
 
O código penal contém fundamentalmente as medidas sancionatórias e a tipificação de crimes que não estavam previstos na lei anterior, tais como o abuso sexual de menores, a punição sobre o tráfico e consumo ilegal de drogas e branqueamento de capitas", anunciou o ministro da Justiça são-tomense, Elísio Teixeira.
 
Segundo o titular da Justiça, essas reformas já vinham sendo feitas, mas agora foram reunidas num só documento, que foi publicado há cerca de três meses, mas entra hoje em vigor.
 
"Atualmente, estamos munidos de uma nova ferramenta com conceitos atuais e tipificações de crimes que não tínhamos no código em vigor até hoje e que vigorou durante aproximadamente 200 anos", acrescentou Elísio Teixeira, que considerou o código penal anterior como "completamente desajustado e desfasado da realidade" são-tomense.
 
"Com o novo código penal, conseguimos atingir o nível de outros países e estamos em condições de, a partir desta altura de cumprir algumas solicitações dos nossos parceiros de cooperação", referiu.
 
Por seu lado, a embaixadora de Portugal em São Tomé, Paula Silva, felicitou o Governo e os são-tomenses pela entrada em vigor do novo código penal.
 
"Julgo que é um novo passo em frente e muito importante justamente no setor da reforma legislativa do país", disse a diplomata.
 
MYB // VM.
 
Gravidez precoce na origem do abandono escolar de jovens em São Tomé e Príncipe
 
06 de Novembro de 2012, 15:43
 
São Tomé, 06 nov (Lusa) - A gravidez precoce está a forçar o abandono escolar de jovens raparigas nos liceus de São Tomé e Príncipe, disse hoje a jornalistas Calisto Nascimento presidente da Associação dos Estudantes do Liceu Nacional (ALEN).
 
"A gravidez precoce é o principal motivo de abandono escolar e este ano nós vamos trabalhar seriamente para tentar reduzir este fator", explicou o presidente do ALEN, durante uma palestra que se realizou no âmbito do dia da juventude são-tomense que se assinalou na segunda-feira.
 
Tal como a gravidez não desejada, as doenças sexualmente transmissíveis (DST) também estão a preocupar a associação dos estudantes do liceu nacional, bem como as autoridades de saúde do arquipélago.
 
Jovens dos 15 a 25 anos lideram na taxa de infetados com doenças sexualmente transmissíveis.
 
"Segundo os estudos de que dispomos, verifica-se que há um aumento nessa faixa etária que é preciso debelar ou mesmo eliminar, uma vez que existem meios acessíveis que toda a gente pode utilizar no sentido de evitar, não só as DST, como também uma gravidez indesejável", explicou Helena Neto, técnica de saúde sexual reprodutiva.
 
A organização não-governamental portuguesa Médicos do Mundo ajuda o Governo são-tomense há já vários anos na aplicação de políticas de saúde sexual reprodutiva está a trabalhar com a associação do liceu nacional, com vista a prevenir as doenças sexualmente transmissíveis junto dos jovens e reduzir o número de casos de gravidez precoce.
 
"É muito importante este contacto para esclarecer dúvidas, dar mais informações aos jovens sobre as implicações de uma gravidez não desejada", disse Ana Baptista, coordenadora da Médicos do Mundo em São Tomé e Príncipe.
 
A Associação dos Estudantes do Liceu Nacional iniciou na segunda-feira um ciclo de palestras destinadas a despertar a consciência daquela faixa etária sobre a importância da abstinência sexual e o uso do preservativo como meios mais eficazes para a prevenção das doenças e de uma gravidez indesejada.
 
MYB // VM.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre São Tomé e Príncipe (ligação no símbolo da barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana