quarta-feira, 7 de novembro de 2012

OBAMA É REELEITO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS

 

Ana Luísa Marques, Diogo Cavaleiro, Nuno Aguiar – Jornal de Negócios
 
Barack Obama acabou de ser reeleito presidente dos Estados Unidos da América. Ainda sem serem conhecidos os resultados de todos os Estados, já é possível confirmar que Obama é o 45º inquilino da Casa Branca. Resta agora conhecer a dimensão da vitória democrata.
 
Barack Obama acabou de ser reeleito presidente dos Estados Unidos da América. Ainda sem serem os resultados de todos os Estados, já é possível confirmar que Obama é o 45º inquilino da Casa Branca.

As projecções da CNN indicam que Barack Obama já superou os 270 votos eleitorais necessários para ser eleito presidente dos Estados Unidos. Neste momento, Obama segue com 274 votos eleitorais, contra 201 para Mitt Romney. A vitória de Obama foi confirmada após ser conhecido que o importante Estado do Ohio (18 votos eleitorais) foi ganho pelo democratas.

O novo presidente dos Estados Unidos já colocou mensagens nas redes sociais Twitter e
Facebook. "Isto aconteceu por vossa causa. Obrigada", apontou página do presidente norte-americano no Twitter.

"Estamos nisto juntos. Foi assim que fizemos campanha e é isto que nós somos. Obrigada-bo", disse ainda Obama no Twitter. Este twitt terá sido mesmo escrito por Barack Obama, já que a conta oficial indica que todos os twitts assinados com "bo" são escritos pelo agora reeleito presidente dos EUA.

No Facebook, Obama escreveu apenas a mensagem "Four more years", acompanhado pela foto em cima.
 
Nas próximas horas será necessária perceber qual a verdadeira extensão desta vitória de Barack Obama. Durantes as últimas semanas, as sondagens e os órgãos de comunicação social mostravam uma corrida muito renhida mas, até agora, os resultados não reflectem essas estimativas. Porquê? Essa será a discussão dos próximos dias. Dados preliminares parecem mostrar uma adesão maior do que se esperava de afro-americanos e jovens.

Uma das hipóteses avançada pelo blogue do NYT é que Romney ganhou mais votos nos Estados onde já tinha vantagem. Esse efeito explicaria por que é que os dois candidatos surgiam tão próximos nas sondagens do voto popular em todo o País. Romney tem vantagens superiores a 20 pontos percentuais no Tennessee, Kentucky e Oklahoma. Ou seja, os republicanos alargaram a sua base de apoio onde já eram a maioria, mas não conseguiram ficar por cima em Estados democratas.

Qualquer que seja a explicação, o resultado destas eleições parece provar que os Estados Unidos são nesta altura uma nação profundamente dividida, com posicionamentos ideológicos muito afastados no que diz respeito ao papel do Estado, impostos, apoios sociais, casamento homossexual e aborto.

(Notícia actualizada às 05h02)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana