terça-feira, 2 de setembro de 2014

Portugal: NOVO BANCO NÃO CUMPRE PAGAMENTOS COM PEQUENOS INVESTIDORES




Novo Banco falha compromisso: não é um bom começo

Isabel Tavares – jornal i

Ao contrário do que anunciou, o Novo Banco não está a reembolsar o papel comercial já vencido. Aos balcões, os clientes recebem um leque variado de propostas

O Novo Banco não está a pagar os reembolsos do papel comercial da Espírito Santo International (ESI) e da Rio Forte vendido aos clientes de retalho do BES e já vencido, ao contrário do que anunciou a 14 de Agosto. A justificação dada aos clientes varia consoante quem os atende. Ao i, o departamento de comunicação da instituição diz que “há acertos de algumas questões técnicas com o Banco de Portugal” que impedem os pagamentos.

Rui Neves é um dos clientes afectados. Tem 100 mil euros em papel comercial da ESI, com prazo de reembolso previsto para 22 de Agosto. Passado. Teve esperança de receber o seu dinheiro quando leu o comunicado emitido pelo Novo Banco, a 14 de Agosto, onde a instituição afirmava o Banco de Portugal tinha autorizado o reembolso desde que isso não comprometesse os resultados, rácios de capital e posição de liquidez do Novo Banco, e por um lado, que o pagamento fosse realizado apenas aos clientes que tivessem subscrito estes títulos até 14 de Fevereiro- a data da proibição de comercialização de dívida de entidades do ramo não-financeiro do Grupo Espírito Santo a investidores não qualificados.

Aos balcões do Novo Banco, a explicação dada a Rui Neves foi a mesma dada a tantos outros clientes: "ainda estão a ser feitos inventários e não podemos pagar". O cliente não ficou satisfeito e telefonou para a linha reputacional do Novo Banco, onde a resposta foi ainda mais vaga: "não sabemos quando será feito o pagamento, estamos a aguardar ordens". Mais um telefonema, desta vez para a linha disponibilizada pelo Banco de Portugal e, tudo na mesma: "estão a ser feitas todas as diligências, o Banco de Portugal não pode garantir se será dentro de um, dois ou três meses".

Contactado pelo i, o Novo Banco diz que continua “determinado em comprar aos clientes de retalho o papel comercial da ESI e Rio Forte e esperava ter já conseguido apresentar as propostas comerciais de compra. Todavia, há ainda acertos de algumas questões técnicas com o Banco de Portugal que impedem que o processo esteja concluído”. Por este motivo, “nos casos como o que refere, de clientes cuja data de reembolso já venceu, não temos podido cumprir os compromissos como gostaríamos. Tem sido explicado que estamos apenas a aguardar a resolução tão breve quanto possível desta situação, que obviamente nos preocupa imenso e que tem impedido que se possam dirimir estas questões e regularizar a 100% a actividade operacional do banco”.

O Novo Banco está também a propor aos clientes detentores de papel comercial depósitos a prazo não mobilizáveis durante um ano em troca do reembolso. Uma forma de ganhar tempo, embora as condições não sejam detalhadas. A responsável pela comunicação da instituição não comentou esta pergunta do i. Ao jornal chegaram ainda relatos de propostas de troca de reembolsos por empréstimos mediante a apresentação de garantias.

*Título PG
 
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