segunda-feira, 15 de junho de 2015

Angola. ACORDOS COM OS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS



Bernardino Manje, Abu Dhabi – Jornal de Angola

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, terminou ontem a visita oficial de três dias aos Emirados Árabes Unidos, durante a qual foi assinado um acordo de cooperação económica e técnica e outro que cria a Comissão Mista entre os dois países.

Os acordos, assinados no Emirates Palace pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e o homólogo dos Emirados Árabes Unidos, Anwar Gargachi, constituem o ponto mais alto da visita do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, àquele país do Médio Oriente, e definem o âmbito da cooperação pretendida pelos dois países. 

Georges Chikoti destacou o interesse dos acordos pela importância que ambos países dão à cooperação, que desejam regular e abarque investimentos nos mais variados sectores da economia. 

O ministro recordou que Angola tem em funcionamento uma Embaixada em Abu Dhabi e um consulado no Dubai e que os Emirados Árabes Unidos se preparam para abrir uma representação diplomática em Luanda.

Georges Chikoti
disse que durante as conversações de ontem de manhã as delegações dos dois países continuaram a discussão iniciada pelos peritos relacionada com a possível cooperação em alguns domínios, entre os quais realçou o das minas, agricultura, petróleo e gás e um acordo assinado anteriormente entre as companhias aéreas TAAG e a Emirates. 

O chefe da diplomacia  angolana declarou que na altura o objectivo era perceber até que ponto era possível assinar um acordo para a promoção de investimentos entre os dois países. O ministro referiu que estes acordos permitem que responsáveis dos dois Estados se encontrem mais vezes e que “há um grande potencial financeiro e económico que este país tem que pode ajudar o sector privado” a contribuir para Angola e os Emirados Árabes Unidos cooperarem em áreas de interesse comum.

Georges Chikoti concluiu que a visita do Presidente José Eduardo dos Santos aos Emirados Árabes Unidos foi importante para Angola, mas também para o país anfitrião e que “há possibilidade de se mobilizarem recursos para projectos nas minas, agricultura, petróleo e gás e turismo”. 

Os acordos assinados ontem, salientou, abrem portas para outros, bem como para o aumento do volume de negócios entre ambas as partes.

O ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos, que disse “que Angola é um grande e importante país no continente africano”, realçou as excelentes relações políticas entre Luanda e Abu Dhabi. Anwar Gargachi salientou que a visita do Chefe de Estado angolano a Abu Dhabi “foi uma boa oportunidade dos dois países reforçarem as relações de amizade e de cooperação económica”.

Visita à Cidade Ecológica

O Presidente José Eduardo dos Santos visitou ontem o Masdar City, imponente instituto construído nos Emirados Árabes Unidos, destinado a formar líderes nas áreas das energias renováveis e tecnologias sustentáveis. 

Marcus Dahlem, professor português assistente do Departamento de Energia Eléctrica e Ciências de Computação do Instituto Superior de Masdar, um dos guias da visita do Presidente José Eduardo dos Santos, falou sobre o funcionamento daquela  instituição erguida em pleno deserto.

“Temos aqui diversidade e vontade de mudar o mundo”, afirmou o professor catedrático, que convidou os estudantes angolanos a frequentarem o Instituto Masdar e lamentou que este ano houve mais de 500 candidatos de África, mas nenhum de Angola.

Marcus Dahlem referiu que o instituto, que começou a funcionar em 2009 em colaboração com o Instituto de Massachussets, dos mais avançados do mundo a nível das engenharias, tem actualmente inscritos 400 estudantes de vários países e cem professores. 

O Presidente José Eduardo dos Santos, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Paula dos Santos, e da delegação ministerial que esteve na China, visitou também o projecto de Nova Ilha Cultural, na zona de Manarat Al Saadyat. 

O local, uma espécie de museu, foi projectado para acolher “todo o tipo de cultura para mostrar que o povo dos Emirados Árabes Unidos é cosmopolita”,  disse Maith Al Mawovei, responsável pelas Relações Institucionais.

 Maith Al Mawovei declarou tratar-se de um projecto em contínua progressão, cuja  primeira etapa, o Museu do Golfo, é inaugurada no final deste ano. 

“Vamos continuar a trabalhar para nos próximos anos inaugurarmos as outras fases, mas não temos uma previsão sobre a conclusão do projecto”, disse o responsável pelas Relações Institucionais do projecto da Nova Ilha Cultural.


Foto: Rogério Tutti, Abu Dhabi

Sem comentários:

Mais lidas da semana