segunda-feira, 24 de abril de 2023

África | Sudão lutando em seu 10º dia: uma lista dos principais eventos

Batalhas violentas no Sudão desencadearam operações para evacuar cidadãos estrangeiros e funcionários da embaixada por terra, ar e mar.

Al Jazeera* | # Traduzido em português do Brasil

Aqui está a situação na segunda-feira, 24 de abril de 2023:

- De acordo com relatos locais, a segunda-feira começou como um dia tranquilo em Cartum, com os países estrangeiros correndo para evacuar seus nacionais.

- As batalhas têm ocorrido na região oeste de Darfur, onde o grupo de ajuda Médicos Sem Fronteiras disse que seus médicos na cidade de El Fasher ficaram "sobrecarregados" com o número de pacientes com ferimentos de bala, muitos deles crianças.

- Em outros combates, o Exército disse ter repelido um ataque do grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido à prisão de Kober, em Cartum, onde o governante de longa data do Sudão, Omar al-Bashir, e ex-oficiais de seu movimento estão detidos desde sua deposição em 2019.

Civis e vítimas

- Mais de 420 pessoas foram mortas e milhares ficaram feridas desde o início dos combates em 15 de abril, segundo dados da ONU.

- Alguns hospitais foram bombardeados e outros saqueados, deixando mais de dois terços dessas instalações médicas em Cartum e nos estados vizinhos “fora de serviço”, disse o sindicato dos médicos.

- A Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional disse que está aumentando a assistência às pessoas presas entre as facções em guerra.

- O Sudão experimentou um “colapso quase total” do serviço de internet e telefone no domingo, de acordo com o serviço de monitoramento NetBlocks.

Diplomacia

- A Suécia disse que todos os funcionários da embaixada em Cartum, suas famílias e um número não especificado de outros suecos foram evacuados para o vizinho Djibouti.

- Um avião da força aérea alemã com 101 pessoas evacuadas do Sudão pousou em Berlim.

- Um avião militar holandês com evacuados voou do Sudão para a Jordânia. Cidadãos holandeses e pessoas de outras nacionalidades estavam a bordo, disse o Ministério das Relações Exteriores.

- A Suíça fechou sua embaixada em Cartum e evacuou funcionários e suas famílias, informou o Departamento Federal Suíço de Relações Exteriores no Twitter.

- O Ministério das Relações Exteriores egípcio disse que 436 cidadãos foram evacuados por terra. Ele disse anteriormente que mais de 10.000 egípcios vivem no país vizinho.

- Outros países estrangeiros que preparam evacuações incluem a Coreia do Sul e o Japão, que enviaram forças para países vizinhos.

- A Índia disse que tinha dois aviões da força aérea “em espera” na Arábia Saudita e um navio da Marinha havia chegado a Port Sudan, mas qualquer evacuação “dependeria da situação de segurança”, de acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

*Al Jazeera com agências

Sem comentários:

Mais lidas da semana