sexta-feira, 26 de maio de 2023

AS ESTERQUEIRAS EM QUE ANDAMOS A CHAFURDAR COMPULSIVAMENTE

O Curto do Expresso chega bem cedo por via email é só inscrevermo-nos. Quem o quiser (ou outras newsletters) fica a saber como fazer, é só PROCURAR AQUI:  Newsletters -Expresso.

Vamos ao resto, que hoje é tratado quase de fio-a-pavio no Curto e está ao dispor dos interessados.

Referindo quase de cor: Costa nas manhosices; partidos da oposição a ficarem iguais na sua aposta em derrubar o governo… Para quê, perguntamos: para fazerem trampa igual mas com cheiro diferente ou talvez o mesmo e até pior?

Acerca do nacional está provado que Portugal está repleto de políticos rascas e alguns até com mentes e ações criminosas de lesa Plebe e lesa Pátria. Isto é doentio e caminha para desembocar em algo ainda muito pior. É evidente que se olharmos para os atuais políticos e outros dos poderes a nível mundial a esterqueira também é enorme. Na União Europeia aposta-se no dobro. Tipinhos e tipinhas com umbigos de ouro é o que por lá abunda. Salvam-se uns quantos e quantas… Talvez. Mas não dá para pormos as mãos no lume. 'Frosca-se'! Os nojos imperam, engravatados, senhoriais, doutorais do cuspo, bem cheirosos para disfarçar os odores a beduns que comportam. Consideração por eles(as) ZERO. O mesmo ou pior que nutrem por nós, os plebeus que eles passam os tempos do exercício dos mandatos a ludibriar. E depois, e depois, e depois... Adquirido o currículo e salvo conduto para trafulhas impunes das negociatas e do venha o meu.

Andamos a chafurdar nas esterqueiras lusas, europeias e do mundo…

Adiante, que se faz tarde. Vá para o Curto e saiba sobre o desfile de tretas que comporta. Não por culpa dos autores escribas mas sim porque Portugal e o Mundo, no que toca a nós também a UE, estão repletos de não prestam, salvo raríssimas excepções.

A esterqueira tem sido a certeza em que estamos atolados. Convém sabermos nadar em toda a trampa que a compõe, sobreviver e expulsar os nojentos que a têm produzido e nos têm feito reféns. Todos eles, todas elas!

Como se impõe lembramos: abram os olhos mulas!

Bom dia e bom fim-de-semana (mas como?). Adiante têm o Curto. Milhões para a EFACEC, etc., etc.. Milhares de milhões para tudo e mais alguma coisa, incluindo o que é surripiado pelas portas das cavalariças, dos offshores e dos ‘tutifruti’. Assim se faz o mundo, e Portugal dos das elites impunes e putrefactas. Esses chulos(as). Vão lá, ao Curto. Dói, mas ao menos ficamos a saber ou a depreender o estado da Esterqueira em que Portugal e o Mundo se encontram.

Também no Curto: Kissinger, o ex-secretário de estado dos EUA, referido adiante. Um terrorista, um assassino por várias partes do mundo. O povo de Timor-Leste que o diga. Além de outros povos no mundo. Leia aqui, no PG: EUA | HENRY KISSINGER, CRIMINOSO DE GUERRA – AINDA FORAGIDO AOS 100 ANOS 

Desculpem estragar-vos o fim-de-semana a fazer aqui constarem verdades. E não são todas nem as muito piores!

Outra vez: eis o Curto. Siga. Parar é ficar tolhido, estático. O que faz falta é avisar a malta e assim talvez aconteça chegar-lhes a mostarda ao nariz e a trampa da esterqueira até ao pescoço. Urge dizer e fazer um grande basta! Faz falta. É a solução.

MM | PG

Costa usa folga para salvar legislatura. A fatura de 250 milhões da Efacec e a esperança da monarquia espanhola. Expresso nas bancas

Paula Santos, diretora-adjunta | Expresso (curto)

Bom dia!

Qual é a receita socialista para resistir aos dias de crise e superar as atuais dificuldades, sem dissolução parlamentar?

António Costa já traçou o plano e é desse, e de outros destaques, que falamos na primeira página da edição desta semana do Expresso que já está nas bancas.

Costa vai usar folga nas contas para salvar legislatura. Com um défice de 0,4%, o primeiro-ministro está disposto a aguentar três anos em campanha. Será “muito fácil”, assegura ao Expresso fonte do núcleo duro do executivo.

Na avaliação do Governo, a ideia de antecipação das Legislativas não colhe adeptos fora da “bolha política” e, junto da oposição, dificilmente alguém quererá ficar com a responsabilização de as provocar.

Esta leitura, associada às atualizações salariais previstas para a Função Pública e para os pensionistas, deixam sinais de confiança do lado do executivo.

Por agora, os efeitos da Comissão de Inquérito à TAP, com as dúvidas que ainda existem, continuam por medir. E o suposto telefonema, feito por João Galamba ao secretário de Estado-Adjunto, Mendonça Mendes, que terá dado origem à intervenção do SIS, continua no centro da polémica.

Além do ministro, não há mais quem fale do assunto. O que lhe contamos esta semana é que a estratégia passa por cerrar fileiras de forma a proteger a cúpula do Governo.

São apenas três, os ministros que não dão problemas ao Governo de António Costa, de acordo com a análise do Expresso, que publicamos esta semana. Num Governo marcado por “casos” e “casinhos” e agitado por problemas da governação, poucos escapam às notícias negativas. Ora espreite.

Marcelo e Costa sem sinais de aproximação na Jornada da Juventude. PR e PM segue rotas diferentes na contagem decrescente para os dias do evento. Nada que faça antever uma aproximação entre as duas figuras do Estado, depois da crispação. E o Presidente acaba de anunciar a convocação do Conselho de Estado para discutir a política nacional, para depois dos trabalhos da CPI da TAP.

Guerra aberta na bancada do PSD por causa da operação “tutti frutti”. A estratégia do partido de levar as novas suspeitas, que tanto envolvem ministros socialistas como homens do aparelho autárquico do PSD, ao debate com o primeiro-ministro, provocou protestos e discussão acesa na reunião da bancada laranja. Questiona-se a opção, diferente no caso de outras notícias. Ao mesmo tempo, sabe o Expresso, os políticos visados já estão a recorrer ao serviço de advogados especialistas em direito penal.

Angariação de fundos falha no BE. Mariana Mortágua, que assume a liderança do partido este fim de semana, é obrigada a fazer mais com menos. O Bloco pediu um apoio de 80 mil euros aos militantes nas vésperas de organizar a Convenção e só conseguiu uma verba que não chegou a 10% do proposto.

Militares enganados pela ministra de Defesa em 238 milhões. Depois do anúncio do maior investimento de sempre nas Forças Armadas, a lei aprovada pelo Governo, obriga afinal os militares a arranjar receitas que desconheciam.

Cartas de condução à venda por 200 euros. O esquema envolve redes criminosas no Brasil e na Guiné-Bissau e está a ser investigado pelas autoridades portuguesas há vários meses. A fraude nasceu nas redes sociais e surpreende pelo facto de os documentos, obtidos ilegalmente, se apresentarem registados nas bases de dados oficiais.

SNS continua a comparticipar mais de 90% do valor de um medicamento para a diabetes, utilizado também no emagrecimento. O consumo disparou e já falhas de reposição em Portugal.

Rafael Nadal fora de Roland-Garros. O princípio do fim de uma era?

Ucrânia – a disputa de Bakhmut. Numa região onde ninguém quer admitir a derrota, que peso tem a conquista? E que peso terá no futuro da guerra? O retrato da batalha mais longa desde a invasão russa.

Segunda volta das Presidenciais na Turquia. A reeleição dificilmente foge a Erdogan, que reforçou os apoios políticos, ao contrário do que aconteceu com o rival.

Henry Kissinger nasceu há 100 anos. Revisitamos a história do diplomata que marcou o século XX, sem esquecer a passagem por Portugal e a relação com o Estado Novo. E sobre Kissinger, não perca o texto de Paulo Portas.

“A Inteligência Artificial é uma bomba atómica política”. O Expresso e a SIC entrevistaram o historiador israelita Yuval Noah Harari que nos fala dos desafios que enfrenta a humanidade e dos novos perigos para as democracias. Ao mesmo tempo, propõe desafiar os conceitos: o que é hoje a vida?

Há uma foto com história nesta primeira página, à qual prometo voltar mais adiante.

Efacec já custou 250 milhões aos contribuintes. Fizemos as contas à fatura da nacionalização, numa altura em que a privatização é o passo que se segue e já se sabe que, quando a venda avançar, bancos e obrigacionistas vão ter de perdoar dívida.

Venda de casas em Portugal está a cair há um ano. E há explicações para os números que estão a baixar.

Banca nega ter lucros excessivos. O Expresso, a SIC Notícias e a Accenture voltaram a juntar os principais banqueiros portugueses para o CEO Banking Forum. E a ideia dos “lucros imorais”, foi prontamente posta de parte. Confira as conclusões.

Novo Banco coloca à venda terrenos no valor de 365 milhões de euros. Situam-se no Algarve e, o mais valioso, em Lisboa.

Sabia que os impostos podem estar a agravar as desigualdades de género? Pode não parecer óbvio, mas há razões para chegar a esta conclusão.

Ex-gestores reclamam 437 mil euros do Estado. Em causa, o pagamento de prémios que ficaram congelados no período da Troika.

Porque não sentimos o crescimento do PIB? A economia cresce mas não chega às famílias e a culpa é de vários fatores.

Meta do combate à pobreza longe de cumprir os objetivos traçados. O Governo assume que é preciso ganhar terreno e vem aí, em 2024, a Prestação Social Única.

Médicos adotam gestão empresarial para mudar o SNS. As alterações já são visíveis em 40 Centros de Responsabilidade Integrada, espalhados pelo país.

Leonor de Borbón é a herdeira do trono de Espanha – será ela capaz de salvar a monarquia espanhola? O tema faz a capa da Revista que revisita os problemas de uma coroa dos tempos modernos, no ano em que a princesa herdeira completa 18 anos e assume mais responsabilidades. Conseguirá unir os desavindos? Não falta tema para debate.

Se a foto da jovem Leonor preenche toda a página da Revista, não lhe terá passado despercebido outro retrato, (na primeira página do jornal) de Mário Soares. A assinatura do trabalho é de Rui Ochoa, fotojornalista do Expresso que hoje é fotógrafo da presidência da República.

O autor celebra 50 anos de atividade, assinalados com um livro e uma exposição. Uma história que se confunde com os dias da Revolução de Abril e com a herança dos 50 anos do Expresso. Retratos do país num mundo em mudança.

“A minha vida íntima não é conteúdo público” – a frase da atriz e apresentadora Filomena Cautela é o ponto de partida para seguirmos à descoberta desta entrevista ao Expresso.

O imenso império dos dados. Está em curso uma revolução gigantesca pelo controlo de informação, análise e partilha de dados.

PODCASTS A NÃO PERDER

Liberdade para pensar. Mais uma conversa a olhar para o filme do tempo dos últimos 50 anos que mudaram a história do Expresso e do país. Esta semana falamos com José Sócrates sobre 2014, o ano em que um primeiro-ministro foi detido. O ano da queda dos Donos Disto Tudo.

Expresso da Manhã. De Santis não atrapalha Trump. A entrada na corrida presidencial do Governador da Florida, é o ponto de partida para a conversa de Paulo Baldaia.

Money Money Money. Portugal é um paraíso das startups? a pergunta de João Vieira Pereira e João Silvestre.

Há muito mais para ler na edição dom Expresso em papel e online.

Tenha uma excelente sexta-feira e um ótimo fim de semana!

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana