domingo, 12 de junho de 2011

CPLP: CHEFES DOS SERVIÇOS DE ESTRANGEIROS E FRONTEIRAS REÚNEM-SE EM BISSAU




MSE - LUSA

Bissau, 12 jun (Lusa) -- Os chefes dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão reunir-se pela primeira vez em Bissau, Guiné-Bissau, entre segunda e quarta-feira, para debater temas comuns ao funcionamento daquele serviço.

"Vão ser debatidos temas comuns que dizem respeito à circulação de pessoas do espaço CPLP, análise de fluxos migratórios, a questão que se prende com a utilização de alguns documentos comuns, a questão relativa à inclusão dos passaportes eletrónicos nos países CPLP", afirmou o secretário de Estado da Ordem Pública, Octávio Alves.

Segundo o responsável guineense, vão participar todos os países da CPLP, "exceto Timor-Leste".

Octávio Alves disse aguardar com "expetativa" o encontro porque vai permitir analisar "algumas questões" e recolher informação "sobre o que está a ser feito em outros países para melhorar a nível interno" na Guiné-Bissau.

A Guiné-Bissau recebe pela primeira vez o encontro dos chefes dos serviços de estrangeiros e fronteiras depois de já ter sido adiado devido a "alguns acontecimentos que o país teve e não possibilitaram a realização da reunião em Bissau", explicou o secretário de Estado.

"Desta vez, o empenho do Governo possibilitou que fossem criadas condições financeiras e logísticas para que a reunião se realizasse aqui", disse.
No encontro, as autoridades guineenses vão falar sobre algumas fragilidades existentes no controlo das fronteiras do país e explicar o que está a ser feito no quadro da cooperação internacional para ultrapassar o problema.

Sem comentários:

Mais lidas da semana