domingo, 12 de junho de 2011

Timor Leste: EMPRÉSTIMO - MAIS MILHÕES VINDOS DA CHINA PARA DESBARATAR?




BEATRIZ GAMBOA* - reposição

RAMOS HORTA CONCORDA COM XANANA GUSMÃO, PUDERA!

O primeiro ministro timorense, Xanana Gusmão, manifestou interesse em contrair um empréstimo avultado da China alegando que se destinava a concretizar projetos de infra-estruturas para o país e mais uma ladainha de que será possível tomar conhecimento na notícia relacionada que se encontra assinalada em rodapé desta coluna.

Sabendo-se que os governos de Gusmão têm estado minados de casos de corrupção, de “desaparecimentos” de milhões de dólares, de abusos de poder, etc., e que para cumulo não têm conseguido executar anualmente os valores dos Orçamentos de Estado, nada mais natural será perguntarmos para que quer o primeiro ministro Gusmão contrair um empréstimo da China. Para que quer verbas tão avultadas se - para além de estar rodeado de pessoas desonestas e ele próprio cometer ilegalidades com familiares e amigos, como tem vindo a público - não tem tido competência para governar de acordo com execuções orçamentais que melhorem substancialmente, de acordo com os milhões gastos, o quotidiano dos timorenses?

O que ao longo destes anos de governação AMP temos visto e tem vindo a ser do nosso conhecimento é que qualquer amigo ou comparsa de Xanana Gusmão pode ser transformado em empreiteiro de construção e recuperação de estradas – ou outra atividade que convenha - apesar de nunca ter feito tal, nem saber o que fazer. Vimos isso acontecer com elementos do MUNJ que alegadamente andavam a arranjar estradas em zonas convenientes a Gusmão e Horta para assim melhor controlarem Alfredo Reinado. Este é um exemplo, outros há, nas mais variadas situações e na mais flagrante certeza de que nem sabiam, nem sabem (?) coisa alguma sobre a actividade para que receberam a empreitada, nem aplicavam os materiais adequados para garantirem a durabilidade das reparações que deviam fazer. O resultado é conhecido: mal tapam um buraco ele volta a existir no mesmo lugar e com maiores dimensões por ali ter mexido quem não sabia nem sabe o que deve fazer. Aquilo a que se tem assistido é ao roubo dos cofres do erário público com o patrocínio dos do governo, incluindo o PM Gusmão, do CNRT.

Este é um exemplo, como outro qualquer, dos inúmeros que se podem aqui exprimir sobre o desbaratar de milhões e milhões que foram parar às mãos erradas com máscaras de legalidade mas sem benefícios palpáveis para os timorenses.

E então para que quer o PM Gusmão verbas emprestadas? O que tem a oposição a dizer sobre o assunto? É ou não verdade que o governo AMP de Gusmão tem desbaratado o património nacional? E agora ainda diz precisar de um avultado empréstimo. Para quê? Para sobrecarregar as novas gerações de timorenses e dar de beneficio a familiares e amigos mais milhões?

Vimos que Ramos Horta já declarou apoiar a iniciativa de Gusmão sobre a contração do empréstimo solicitado à China. Não será de estranhar, afinal Ramos Horta sempre foi o patrocinador e até arquiteto do governo AMP de Gusmão. Além do mais estão em causa muitos milhões de dólares e o PR timorense sente-se, logo à priori, confortado em participar em promessas megalómanas apesar de nunca as cumprir. Milhões são milhões e isso impressiona sempre Ramos Horta…. Obviamente que concorda com o empréstimo mesmo que “desapareçam” alguns milhões por obra e graça de um “macaísta” ou outra qualquer espécie animal ou humana inventada.

RELACIONADO: Xanana justifica empréstimo com necessidade de financiar projetos

Sem comentários:

Mais lidas da semana