terça-feira, 31 de julho de 2012

TIMOR-LESTE: DA FÁBRICA DE SABÃO, AO FUTEBOL E AO CRESCER DA FOME




FÁBRICA DE SABÃO EM MAUBARA


Segundo a observação da CJITL, as comunidades do sub-distrito de Maubara, no distrito de Liquiçá produzem sabão com a marca local.

De acordo com Simão da Silva, há uma enorme participação das mulheres nesta actividade diária, que conta com o apoio do Governo timorense e de Espanha, através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

O sabão já foi amplamente vendido em exposições realizadas em Díli e Liquiçá, no valor de 0,75 cêntimos.

SAPO TL com CJITL

Opinião TLN

Decididamente que a Agência Lusa se demitiu de levar ao mundo da lusofonia as notícias sobre a realidade timorense em português deixando ao Sapo TL a tarefa de por vezes publicar as migalhas possíveis. Hoje é “o sabão”, amanhã serão os chupa-chupas… e assim sucessivamente. Sapo TL decerto fará o possível e o impossivel para informar mas pela sua dimensão tão reduzida é mera panaceia que devemos louvar. A responsabilidade e a ausência de vergonha devem recair sobre a Agência Lusa.

O mundo lusófono tem andado a zeros no que respeita à atualidade timorense, apesar de a Agência Lusa querer dar a impressão de que está presente em Timor-Leste. Estará, mas só para certos servicinhos oficiais de conveniência dúbia, deixando na ignorância os que não sabem tétum no Brasil, em Angola, em Moçambique, em Cabo Verde, na Guiné-Bissau, em São Tomé e Príncipe, em Portugal, lusófonos espalhados pelo mundo e que, quanto muito, sempre apanham algumas notícias em inglês sobre Timor-Leste. Uma vergonha.

A quem convém este breu a que a Lusa está a votar a realidade timorense para os lusófonos? Um pingo de competência e de vergonha era de toda a conveniência que assolasse a Lusa, em vez de estar a praticar o contrário da missão que lhe compete: informar.

O SARCASMO DO DEPUTADO MARI


Hoje, dia 30 de Julho de 2012, foi o último dia da 2ª legislatura e o de juramento dos deputados da 3ª legislatura do Parlamento Nacional Timorense.

Havia um relatório de uma comissão eventual - à qual a FRETILIN declinou fazer parte - para ser aprovado e, seguir-se-ia o juramento dos deputados da 3ª legislatura. Ainda houve uma discussão, pequena, antes da votação do relatório. Se se deveria excluir ou não o ponto 5 desse relatório. Acabaram por anuir que esse ponto 5 fosse retirado do relatório e passou-se à votação. O resultado, como esperado: Aprovado – com a FRETILIN a abster-se unanimemente, mais 1.

Terminada a contagem de votos, a mesa anuncia o resultado, e ia-se passar à fase de juramento dos deputados, quando nesse exacto momento, o deputado Mari pede a palavra.

Sisudo, mas com palavras envoltos num sarcasmo terrível, disse, e, cito de memória: “acho que há um pequeno problema processual, ainda não fizemos juramento como deputados, mas já votamos o relatório da comissão de verificação de poderes”.

Enfim, ninguém mais disse uma palavra, apenas sorrisos, matreiros uns e ingénuos outros! Outros ainda, engoliram em seco! Como se quisessem atirar aos outros - vocês cantam bem, mas não me alegram!”.

Dois gestos da FRETILIN nesta primeira sessão do Parlamento Nacional podem ser, para mim, mensagens fortes ao bloco detentor do poder:

1. Ao declinar integrar a comissão eventual de verificação e, provavelmente todas as outras comissões que aí virão;

2. E, a unanimidade dos votos da FRETILIN pela abstenção.

São sinais de que teremos uma maioria no Parlamento Nacional para apoiar o Governo, mas será um Governo sem sal, será um governo insosso. Porque não havemos de encerar o salão de festas para eles bailarem.

Parabéns aos deputados da FRETILIN!

Timor-Leste vence Indonésia 4-0 para a Taça do Mundo sub-12

A Equipa futebol da Indonésia (SSB ISA) sofreu, no passado domingo, uma inesperada derrota por 4-0 nas meias finais da Taça do Mundo de sub-12 em futebol.

O facto de um jogador indonésio ter sido expulso ao minuto 10 da segunda parte, condicionou a forma de jogar da restante equipa. Por sua vez, a equipa timorense mostrou estar em boa forma, fruto de uma preparação rigorosa seis meses antes no país organizador, a Coreia do Sul.

No torneio estão presentes 11 selecções: Coreia do Sul, Japão, Brasil, Taiwan, Espanha, Cazaquistão, Indonésia, Madagascar e Timor-Leste.

A equipa timorense faz parte do grupo C, juntamente com Japão e Madagascar.

SAPO TL com Majalah Sepak Bola

TIMOR-LESTE É O TERCEIRO PAÍS DO MUNDO COM MAIS CASOS DE DESNUTRIÇÃO

Venidora Oliveira - The Weekly Dili*

A desnutrição é uma grande preocupação nos países considerados estados frágeis, especialmente Timor-Leste, atualmente a nação com o maior nível de desnutrição, o terceiro maior no mundo e o maior no Sudeste Asiático, com um aumento de casos em cada ano.

"Os nível de desnutrição da população em Timor-Leste atingiu 46 por cento em 2004 e este número subiu para 56 por cento em 2011, colocando-o em terceiro lugar no mundo e o mais alto entre os países da ASEAN", disse Rosa Martins, Directora de Saúde da Hiam, em Osindu, Dili.

O Ministério da Saúde e as Organizações Não Governamentais (ONG) devem esforçar-se no sentido de resolver o crescente número de casos de desnutrição existentes no país.

Um membro do parlamento, Virgínia Ana Belo, disse que o Ministério da Saúde não deve ser apenas invocado para combater a desnutrição, cada ONG deveria estar trabalhando para a sua redução, sobretudo aqueles que já lidam com esta questão.

"O governo deve trabalhar de mãos dadas com as ONGs relevantes para reduzir os níveis de desnutrição", disse Virgínia Belo.

*Traduzido por Timor Lorosae Nação, no título TL - malnutrition third highest in the world


Sem comentários:

Mais lidas da semana