quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Timor-Leste: FOME, TAUR AGRADECE, LURDES NO DESENVOLVIMENTO, CORRUPÇÃO E PAZ




TIMOR-LESTE É O TERCEIRO PAÍS DO MUNDO COM MAIS CASOS DE DESNUTRIÇÃO

Venidora Oliveira - The Weekly Dili*

A desnutrição é uma grande preocupação nos países considerados estados frágeis, especialmente Timor-Leste, atualmente a nação com o maior nível de desnutrição, o terceiro maior no mundo e o maior no Sudeste Asiático, com um aumento de casos em cada ano.

"Os nível de desnutrição da população em Timor-Leste atingiu 46 por cento em 2004 e este número subiu para 56 por cento em 2011, colocando-o em terceiro lugar no mundo e o mais alto entre os países da ASEAN", disse Rosa Martins, Directora de Saúde da Hiam, em Osindu, Dili.

O Ministério da Saúde e as Organizações Não Governamentais (ONG) devem esforçar-se no sentido de resolver o crescente número de casos de desnutrição existentes no país.

Um membro do parlamento, Virgínia Ana Belo, disse que o Ministério da Saúde não deve ser apenas invocado para combater a desnutrição, cada ONG deveria estar trabalhando para a sua redução, sobretudo aqueles que já lidam com esta questão.

"O governo deve trabalhar de mãos dadas com as ONGs relevantes para reduzir os níveis de desnutrição", disse Virgínia Belo.

*Traduzido por Timor Lorosae Nação, no título TL - malnutrition third highest in the world

Taur Matan Ruak agradece aos membros do Governo e Parlamento


Pelo trabalho desenvolvido no país

Díli – O Presidente da República, Taur Matan Ruak, anunciou que agradeceu aos membros provisórios do Parlamento Nacional e do Governo pelo seu trabalho duro desenvolvido em nome do povo e do país, «por tudo o que fizeram para servir o nosso país».

O chefe de Estado espera que os novos membros do Parlamento e Governo continuem a dar o seu contributo para desenvolver o país.

O povo timorense necessita da credibilidade dada pela comunidade internacional para que cada cidadão consiga contribuir para o bem-estar do país, referiu.

«Devemos construir os privilégios e credibilidades do nosso país», disse o Presidente.

Os 65 deputados da Assembleia foram empossados na segunda-feira por Vicente Guterres, do CNRT, eleito Presidente do Parlamento ontem. Os seus dois deputados serão eleitos hoje.

Adriano do Nascimento, do PD, e Adérito Hugo da Costa, do CNRT, são fortes candidatos para o lugar de deputados.

Guterres referiu que estava pronto para liderar o Parlamento, visto que se encontra na instância desde a declaração da independência em 2002. Vicente também já tinha sido vice-presidente do Parlamento.

Guterres acrescentou que na altura da sua liderança, o Parlamento teve de trabalhar bastante para aprovar muitas leis.

(c) PNN Portuguese News Network

TRÊS LUSÓFONAS NOMEDAS PARA AGENDA DESENVOLVIMENTO PÓS 2015 - ONU

Emilia Pires, Graça Machel e Vanessa Corrêa nomeadas para Agenda Desenvolvimento Pós 2015

i online, com Lusa

O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, nomeou as lusófonas Emília Pires, Graça Machel e Vanessa Corrêa para o grupo encarregue de preparar a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, sucessora dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Com um total de 26 elementos, o painel de Alto Nível, disse hoje Ban Ki-moon, será encabeçado pelos presidentes da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, e pelo primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.

"Pedi ao painel de Alto Nível para preparar uma visão de Desenvolvimento ousada, ainda que prática, para apresentar no próximo ano aos Estados membros", disse o secretário-geral num evento na ONU.

As recomendações, adiantou, deverão ter "no seu núcleo o combate contra a pobreza e o desenvolvimento sustentável".

A brasileira Vanesa Petrelli Corrêa é presidente do Instituto de Pesquisa Económica Aplicada, uma fundação pública federal ligada à Presidência brasileira que produz investigação orientadora de políticas governamentais e programas de desenvolvimento no país.

A moçambicana Graça Machel, viúva do primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel, e mulher do ex-Presidente sul-africano Nelson Mandela, é membro da organização The Elders ("Os Anciãos"), um grupo de líderes internacionais independentes dedicado à Paz e Direitos Humanos, além de perita da ONU para o impacto dos conflitos armados nas crianças.

Ex-ministra das Finanças de Timor-Leste, Emília Pires está ligada ao "desenvolvimento, com experiência de alto nível em planeamento, gestão de finanças públicas, desenvolvimento e políticas de ajuda", refere a ONU.

O painel inclui ainda elementos como o ex-presidente alemão Horst Koehler, a rainha Rania da Jordânia, o ex-primeiro ministro japonês Naoto Kan, o comissário de Desenvolvimento da União Europeia, Andris Piebalgs e o presidente da multinacional Unilever, Paul Polman.

Os Estados Unidos estão representados por John Podesta, presidente do "think-tank" Center for American Progress e ex-chefe de gabinete do antigo Presidente Bill Clinton.

A primeira reunião do painel terá lugar no final de setembro, à margem do debate anual da Assembleia Geral da ONU, e o relatório para o secretário-geral deverá estar concluído no primeiro semestre de 2013.

*Título TLN

Corrupção: Lúcia Lobato está à espera da decisão do Tribunal de Recurso

Timor Digital

Díli – Sérgio Hornai, advogado da antiga ministra da Justiça, Lúcia Lobato, referiu que a sua cliente está à espera da decisão do Tribunal de Recurso sobre o seu caso.

Há dois meses, Lobato foi acusada de estar envolvida num caso de corrupção, tendo sido condenada a cinco anos de prisão.

No entanto, a antiga ministra apelou ao Tribunal de Recurso para obter mais informações sobre o seu caso.

«(Estamos) à espera (do Tribunal de Recurso) para tomarmos a melhor decisão daqui a pouco tempo», referiu Hornai.

O advogado disse que a sua cliente aceiraria qualquer decisão tomada pelo Tribunal de Recurso.

Lobato, ex-ministra da Justiça do actual Governo, liderado por Xanana Gusmão, foi suspensa por causa destas acusações.

Mesmo que o Governo tenha preferido dispensá-la, o seu partido, o Social Democrata, apresentou Lobato como um dos candidatos para membros do Parlamento nas últimas eleições. No entanto, o partido não conseguiu qualquer assento parlamentar.

(c) PNN Portuguese News Network

VIQUEQUE ESTÁ EM PAZ E SOB CONTROLE DO BOP DA PNTL

Segundo informa o jornal Suara Timor Lorosae, em tétum, a situação em Viqueque está sob controle depois dos desacatos e ataques violentos que se registaram, até mesmo contra instalações da polícia.

O Superintendente da PNTL, António Monteiro, disse que a Polícia Nacional timorense (PNTL) deteve 14 suspeitos de estarem envolvidos nos crimes recentes no distrito.

A polícia prendeu três suspeitos em Lospalos e 11 na capital, Dili. Monteiro disse que os 14 suspeitos foram detidos para efeitos de investigação. Acrescentou que a situação no distrito de Viqueque tinha voltado ao normal e que as pessoas estavam vivendo num ambiente estável, depois do comando geral manter ali um Batalhão de Ordem Pública (BOP) para garantir a segurança na área.

"Nós identificámos os suspeitos que estavam envolvidos na destruição no Sub Distrito de Uatulari, no ataque ao edifício da polícia. Agora estamos esperando para o Ministério Público realize a sua investigação sobre o caso", disse ele.

* TLN com Suara Timor Lorosae

La Sama apela ao novo parlamento para priorizar aprovação de leis pendentes

Informa o Jornal Nacional, em tétum, que o ex-presidente do Parlamento Nacional, Fernando La Sama Araújo apelou ao novo parlamento para debater e aprovar várias leis que ainda estavam pendentes no final da Legislatura passada, antes da eleição em julho.

"Estou convidando os nossos amigos, os novos deputados, para debater e aprovar algumas leis que ainda estão pendentes", disse ele. La Sama afirma que essas leis estão pendentes mas devem rapidamente seguir os procedimentos que as contemplem.

Fernando La Sama acrescentou que foi muito importante a discussão da lei dos veteranos mas que a muitos ainda não tinha sido pago o que lhes é devido.

*TLN com Diário Nacional

- Notícias publicadas em Timor Lorosae Nação

*Os títulos nos Compactos de Notícias são de autoria PG

4 comentários:

Anónimo disse...

Caros Timorenses,

A desnutrição em TL tem solução fácil, basta quererem trabalhar e compreender que encher a barriga só com arroz não é a solução.
Em TL é muito fácil fazer hortas, é isso que resolve os problemas de desnutrição, trabalhem um bocadinho, cavem a terra e façam Hortas para dar de comer aos vossos filhos.
Plantem Modo, Cancum e Coto. E deixem-se de tretas.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Eu pensava que TL tem bens. Tanto dinheiro gasto.

Anónimo disse...

Esta Lucrécia se tivesse compreendida as coisas o pensamento seria outra. Podia usar da sua inteligência e dizer aos ministros ladrões para não roubar e distribuir um bocado a riqueza em vez de culpar as vitimas. Um bocado de consciência, bolas.

Anónimo disse...

Bem para a Lucrécia, em Timor-Leste, aquele rouba tem sempre razão. Quantas vezes ela não vem aqui condenar o pessoal que tenta fazer a vida para ganhar o pão de cada dia? Para ela já é regra.

Mais lidas da semana