terça-feira, 13 de novembro de 2012

Portugal: Carlos Costa alerta para elevada incerteza e riscos no Orçamento para 2013

 

i online - Lusa
 
O Banco de Portugal alertou hoje para um "elevado nível de incerteza e um conjunto de riscos" associados à evolução das finanças públicas esperada pelo Governo no Orçamento para 2013, estando preocupado com a reação das famílias à austeridade.
 
"Importa referir que as estimativas para a evolução das finanças públicas em 2013 apresentadas no Relatório do OE2013 têm associados um elevado nível de incerteza e um conjunto de riscos. Com efeito, a reação das famílias ao elevado montante de medidas com impacto no seu rendimento disponível é particularmente difícil de prever, acentuando a incerteza relativa ao cenário macroeconómico", diz o banco central.
 
No Boletim Económico de Outono hoje divulgado, a instituição liderada por Carlos Costa explica ainda que a estratégia de consolidação subjacente ao Orçamento do Estado para 2013 está, como no orçamento deste ano, "muito focada num imposto em particular" e sublinha os riscos associados.
 
"Embora a receita de IRS seja, à partida, mais fácil de projetar do que a receita de IVA (na qual assentava a estratégia do lado da receita para 2012), o risco inerente à quantificação do impacto das medidas não deverá ser descurado", diz a instituição.
 
O banco central diz ainda que existe algum risco também associado à diminuição da despesa em rubricas que têm já apresentado diminuições desde o início do programa.
 
"A previsão de diminuição da despesa em rubricas que têm evidenciado quedas desde o início da vigência do Programa comporta igualmente algum risco para a execução do OE2013", acrescenta.
 
A instituição liderada por Carlos Costa divulgou hoje novas previsões que apontam para uma recessão de 1,6% em 2013. O banco diz ainda que o défice orçamental de 2012, sem medidas temporárias, será de 6,2% do PIB.
 
Leia também em i online:
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana