terça-feira, 13 de novembro de 2012

Portugal: JÁ FORAM CANCELADOS 200 VOOS POR CAUSA DA GREVE GERAL

 
 

TAP teve de suspender 163 das 360 ligações programadas
 
Raquel Almeida Correia – Público – foto Pedro Cunha
 
Impactos da paralisação convocada pela CGTP poderão fazer-se sentir já esta terça-feira no aeroporto de Lisboa por causa do pré-aviso emitido pelos bombeiros sapadores.
 
Até agora, a greve de quarta-feira já levou ao cancelamento de cerca dos 200 ligações que estavam programadas. Apesar de os controladores aéreos, sem os quais não é possível gerir o tráfego que entra e sai do país, não terem aderido à paralisação, sete sindicatos do sector entregaram pré-avisos.

De acordo com informações cedidas ao PÚBLICO pela ANA, nesta altura do ano dão entrada nos aeroportos nacionais 176 partidas e outras 178 chegadas por dia. Neste momento, fruto dos cancelamentos já feitos por parte das diferentes companhias de aviação que operam em Portugal, restam 80 partidas e 83 chegadas.

O maior volume de cancelamentos é da responsabilidade da TAP, que até ontem já tinha sido obrigada a suspender 45% da operação prevista para amanhã, tendo cancelado 163 dos 360 voos que estavam programados. Já a açoriana SATA decidiu, para já, deixar em terra 27 ligações, tendo ainda informado o PÚBLICO de que dois dos seus voos foram atrasados 24 horas.

A ANA emitiu um comunicado em que alerta para a possibilidade de os impactos da paralisação convocada pela CGTP começarem-se a sentir já hoje, a partir das 20h, no aeroporto de Lisboa. Isto porque os bombeiros sapadores, que prestam serviços essenciais a esta infra-estrutura, emitiram um pré-aviso de greve.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana