terça-feira, 13 de novembro de 2012

Portugal: QUATRO DETIDOS EM MANIFESTAÇÃO DE ESTIVADORES EM LISBOA

 

Marisa Soares, Félix Ribeiro - Público
 
Uma manifestação de estivadores ao início da manhã desta terça-feira, em Lisboa, resultou em confrontos entre a PSP e os manifestantes. Quatro pessoas foram detidas e várias viaturas ficaram danificadas, de acordo com a polícia.
 
Segundo fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, a manifestação juntou cerca de 50 pessoas frente ao hotel Tivoli, no Parque das Nações, onde decorre o Forum Transportes Competitividade e Futuro - no qual está presente Andreia Ventura, administradora do Porto de Lisboa.

“Por volta das 9h20, os ânimos exaltaram-se e houve apedrejamento dos elementos policiais, que estavam no local para garantir a ordem pública”, disse a mesma fonte. Na sequência dos incidentes, várias viaturas civis que estavam estacionadas no local ficaram danificadas.

Por volta das 10h30 a situação estava “controlada”, segundo a PSP, que não adiantou mais pormenores.

A manifestação ocorre num dia em que os estivadores continuam em greve. Para esta terça-feira está marcada uma reunião entre os operadores dos portos e a Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), para a “clarificação” do acordo de 26 de Outubro que determinava os serviços mínimos para os protestos dos trabalhadores da estiva. Em causa está um dia de paralisação total convocado pelos trabalhadores da frente comum para o dia 27 de Novembro.

O Sindicato dos Estivadores Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal, que tem liderado as contestações da frente comum às alterações na lei do trabalho portuário, emitiu na semana passada um pré-aviso de greve que vai estender as paralisações parciais nos portos de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz até 28 de Novembro.

Notícia em actualização no Público
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana