terça-feira, 13 de novembro de 2012

PORTUGUESES VÃO PAGAR CONTAS E DÍVIDAS COM PSICOLOGIA EM VEZ DE EUROS?

 

RESUMO DE UMA VISITA
 
Diário de Notícias, opinião, editorial
 
A visita da chanceler Merkel a Lisboa merece ganhar um prémio de produtividade. Em escassas seis horas concretiza uma bem preparada e bem conduzida operação de charme político, com encontro protocolar em Belém, almoço de trabalho (com olhar fixado no vasto horizonte) com o primeiro-ministro, encontro com quatro membros da imprensa (dois, por país) e fecho de uma conferência de futura retoma do investimento alemão em Portugal.
 
O decisivo desta jornada não se situou, para já, no plano dos negócios. O reforço da linha de pintura da Autoeuropa mereceria, em circunstâncias normais, uma nota de pé de página na revista da empresa, e não o anúncio como "novo" investimento por parte do presidente da AICEP. Os encontros entre empresários, com os relacionamentos pessoais futuros que eles possibilitam, não são de desprezar. Mas o essencial passou-se no plano político. A chanceler disse-o com todas as letras, citando um seu antecessor na função que exerce, o chanceler Ludwig Ehrhard (obreiro do "milagre alemão" do pós-guerra): "Metade da política económica é psicologia."
 
Do que se trata, pois, é de deixar a imagem e a mensagem, para os portugueses verem, de que o mais poderoso parceiro da Zona Euro apoia e dá o seu confiante aval ao programa português. Num momento de sacrifícios e de dúvidas (fundadas no mau desempenho orçamental de 2012) sobre a capacidade para sairmos da recessão, do empobrecimento e do desemprego crescente pela via da atual política de austeridade, Merkel pede um pouco mais de paciência, já que os resultados começarão a ver-se.
 
Com esta visita ficou claro que nada vai ser renegociado até ao fim do programa. O que faz subir a fasquia das expectativas: psicologicamente, daqui a uns seis meses, um povo inteiro quererá saber se voltámos ao crescimento económico, como Merkel e Schäubel, Coelho e Gaspar nos garantem que acontecerá.
 
*Título PG
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana