terça-feira, 13 de novembro de 2012

Timor-Leste: 100 ANOS DE BNU, WOODSIDE ESTUDA E CALA, 140 REGRESSAM A CASA

 


BNU assinala 100º aniversário em Timor-Leste com novos meios de pagamentos
 
13 de Novembro de 2012, 21:00
 
Díli, 13 nov (Lusa) - O Banco Nacional Ultramarino (BNU), da Caixa Geral Depósitos, assinala quarta-feira, em Díli, o seu 100º aniversário a operar em Timor-Leste com a apresentação de novos meios de pagamentos e de cartões para universitários.
 
Segundo um comunicado à imprensa, a apresentação dos novos meios de pagamentos e dos cartões universitários vai decorrer no Centro de Convenções de Díli e conta com a presença do presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, José Matos.
 
O BNU foi o primeiro banco a instalar-se em Timor, tendo inaugurado a primeira agência bancária em 1912.
 
Em 1968, o banco construiu um novo edifício de raiz, que após a ocupação indonésia voltou a ser recuperado e abriu oficialmente ao público a 10 de julho de 2001.
 
Atualmente, a sucursal do grupo Caixa Geral de Depósitos em Timor-Leste dispõe de oito agências distribuídas por sete distritos.
 
Para o futuro, segundo o comunicado, o grupo pretende abrir agências em todos os distritos de Timor-Leste (13) e modernizar a rede comercial.
 
As celebrações do 100º aniversário da presença do BNU em Timor-Leste incluem também uma missa na Catedral de Díli e um jantar de gala, no salão nobre do Ministério dos Negócios Estrangeiros timorense.
 
MSE // MBA
 
Petrolífera australiana Woodside está a analisar opção timorense de construir gasoduto - Governo
 
13 de Novembro de 2012, 23:40
 
Díli, 13 nov (Lusa) - O ministro dos Recursos Naturais de Timor-Leste, Alfredo Pires, disse hoje que a companhia petrolífera australiana Woodside está a analisar a opção timorense de construir um gasoduto da reserva de gás Greater Sunrise.
 
"A companhia Woodside está a ver a opção de Timor-Leste com detalhes (...) e depois vamos ver como todos podem ter benefícios dentro deste projeto", afirmou Alfredo Pires, salientando que Timor-Leste mantém a sua posição de construir um gasoduto.
 
"Estamos prontos para discutir na mesma, mas a decisão de Timor-Leste já foi tomada há muito tempo e continuamos a manter a nossa posição", acrescentou o ministro timorense.
 
O plano de desenvolvimento da reserva de gás Greater Sunrise entrou num impasse devido a visões diferentes entre australianos e timorenses.
 
Enquanto a empresa petrolífera australiana Woodside defende a exploração numa plataforma flutuante, Timor-Leste insiste em construir um gasoduto para ter uma fábrica de processamento de gás natural na costa sul do país, com o objetivo de criar postos de trabalho e desenvolver aquela região.
 
O ministro falava à agência Lusa no final de um seminário sobre o "Papel da Nova Geração no setor do Petróleo e Recursos Minerais de Timor-Leste".
 
"O objetivo principal foi o de informar o país sobre o trabalho que o Ministério dos Recursos Naturais tem feito até hoje", disse, salientando que a população não tem muita informação sobre projetos como o Greater Sunrise ou o Tasi Mane e precisa de saber.
 
O projeto Tasi Mane tem como principal objetivo desenvolver a costa sul de Timor-Leste através da indústria petrolífera e inclui a construção de três grupos industriais, que serão a espinha dorsal daquele setor empresarial do país.
 
Tasi Mane inclui a base de fornecimento do Suai, uma refinaria e um grupo de indústria petroquímica em betano e uma exploração de gás (através do gasoduto que as autoridades timorenses pretendem ver construído a partir do Greater Sunrise) em Viqueque/Beasu.
 
O projeto Tasi Mane, que, segundo o Governo, vai permitir desenvolver outras atividades como a agricultura e o turismo, inclui também a construção de uma autoestrada com cerca de 180 quilómetros para ligar aqueles três pontos industriais da costa sul do país.
 
MSE // VM.
 
Cerca de 140 polícias de sete países destacados em Timor-Leste regressaram hoje a casa
 
13 de Novembro de 2012, 21:38
 
Díli, 13 nov (Lusa) - Cerca de 140 polícias do Egito, Ucrânia, China, Malásia, Tailândia, Austrália e Zimbabué da Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT), que termina a 31 de dezembro, deixaram hoje o país, disse fonte da força internacional.
 
Segundo a mesma fonte, para quarta-feira está previsto o regresso a casa de mais 100 polícias da Malásia.
 
A saída de forças de segurança estrangeiras, integradas na UNMIT, de Timor-Leste vai continuar até ao final deste mês, acrescentou a fonte.
 
Comandadas pelo superintendente português Luís Carrilho, a polícia da ONU destacada em Timor-Leste, no âmbito da UNMIT, era composta por um total de 1227 homens e mulheres.
 
Malásia, Portugal, Bangladesh, Paquistão e Filipinas foram os cinco países que mais contribuíram para aquela força de segurança da ONU.
 
Portugal tem destacado em Timor-Leste 38 efetivos da PSP, 19 dos quais regressaram na segunda-feira a casa, e 140 militares da Guarda Nacional Republicana, que viajam para Portugal a 20 e 23 deste mês.
 
Os restantes 19 efetivos da PSP devem regressar até ao final do ano.
 
MSE // HB.
 

1 comentário:

Anónimo disse...

100 anos de BNU, poderiam começar a roubar um pouco menos. 0,25 centimos por cada movimento do cartão multibanco?? É um roubo.
Se os gerentes que passaram por cá roubaram e deixaram roubar à vontade, não são os clientes, que não têm alternativa que pagar os erros de gente incompetente.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana