domingo, 27 de outubro de 2013

Moçambique: Estranho que não se condene ataques da Renamo – Edson Macuácuá

 

Rádio Moçambique
 
O Porta-voz do Presidente da República, Edson Macuácua, disse hoje a jornalistas, na cidade da Beira, ser estranho e preocupante que quando acontecem ataques da Renamo contra todo o tipo de alvos, incluindo contra crianças, alguns membros da sociedade civil ‘fiquem em silêncio”.
 
Segundo Macuácua, é igualmente estranho que quando as forças de defesa e segurança reagem a estes ataques apareçam “discursos inflamatórios de condenação”.
 
De acordo com Macuácua, as forças de defesa e segurança tem legitimidade para defender a soberania e a todos os cidadãos moçambicanos sempre que forem atacados.
 
“Qual é a agenda desses organismos?”, questionou o porta-voz, admitindo a possibilidade de tais correntes ‘defenderem interesses inconfessáveis”.
 
Mesmo assim, Macuácua garantiu que, face a esta escalada de ataques, as forças de defesa e segurança continuarão com “a sua nobre missão, respondendo com a melhor e mais eficaz” actuação.
 
Quanto as vozes que advogam ser inconstitucional a intervenção do exército contra as acções da Renamo, no lugar de ser a polícia, Macuácua clarificou que esta intervenção tem amparo e cobertura constitucional.
 
“O contrário seria uma inconstitucionalidade”, disse ele, acrescentando que o exército está a cumprir com o consagrado nos artigos 265 e 266 da Constituição da Republica.
 
Macuácua garantiu que apesar destes ataques, o estadista moçambicano continua aberto ao diálogo e reitera o seu convite ao dirigente da Renamo, ora em parte incerta, para abandonar os ataques e a dialogar com o governo legalmente instituído. “A única solução de qualquer diferença é o diálogo”, afirmou Macuácua.
 
(RM/AIM)
 
Leia mais em Rádio Moçambique
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana