segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Argentina: Retornará Cristina Fernández a funções com popularidade em alta

 


Buenos Aires, 17 nov (Prensa Latina) A presidenta argentina, Cristina Fernández, retornará amanhã as funções executivas com o respaldo de uma alta em sua popularidade, reflete um questionário do Centro de Estudos de Opinião Pública (CEOP) que divulga hoje a diário Página 12.
 
A mandatária, que regressa na segunda-feira às atividades de Governo depois de 40 dias de convalescência pós-operatória tem uma imagem positiva de uma maioria de 53 por cento da população, segundo a CEOP, e ainda mais em outras sondagens.

Esse apoio maioritário dá-se em todos os cortes de idade em ambos sexos, e principalmente entre os jovens, que lhe conferem 55 por cento de respaldo, precisa o CEOP que entrevistou a mais de mil pessoas durante os últimos dias.

Desde há meses, as opiniões favoráveis à dirigente mantêm-se altas e estáveis, segundo coincidem todos os pesquisadores, incluindo os que trabalham para o oficialismo e os que o fazem para candidatos opositores, assinala Página 12.

Em um ano, a imagem positiva da Presidenta, depois de cumprir um mandato e meio, e ante uma feroz campanha da oposição mediática, subiu oito pontos e essa melhora fez-se ainda mais notória após as eleições primárias e durante sua convalecencia depois da operação intracraneal do passado 8 de outubro, refere o diário. "A verdade é que a Presidenta volta à cena com um respaldo que terá peso nas decisões que adote", nos dois anos que lhe resta de mandato, assinala a publicação.

"Conseguir quórum próprio, assegurar a governabilidade, possuir um nivel de votos de 33 por cento e uma imagem positiva do 53 por cento não são dados menores nos tempos que correm", sintetiza.

Também, segundo o questionário, os apoios à Presidenta são maiores nos setores de menos poder econômico, em que a opinião positiva chega quase ao 60 por cento, enquanto no nível socioeconômico alto o respaldo atinge 39 por cento.

mgt/mh/cc

Leia mais em Prensa Latina
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana