segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Portugal: NOVO PARTIDO DE RUI TAVARES NÃO AGRADA À ESQUERDA

 

Luís Claro – jornal i
 
BE vê no novo partido mais um factor de divisão da esquerda
 
A criação de um novo partido não foi bem recebida pela esquerda. A coordenadora do BE, Catarina Martins, defendeu que, nesta altura, não faz sentido discutir o aparecimento de mais uma força partidária. "No BE discutimos projectos de sociedade, discutimos a construção de maiorias sociais para a alternativa. Estar agora a discutir outras coisas não nos parece que faça sentido", defendeu Catarina Martins, um dia depois de Rui Tavares, que há quatro anos concorreu às eleições europeias nas listas do BE, ter anunciado que vai fazer um partido chamado LIVRE.
 
Questionada sobre se o novo partido poderá captar votos ao BE, Catarina Martins foi evasiva na resposta: "A política faz- -se por propostas, faz-se por projectos de sociedade, não se faz por uma ideia de concorrência, isso não tem sentido."
 
João Semedo já tinha reagido com desagrado à ideia de criar mais um partido de esquerda. Em Novembro, quando Rui Tavares admitiu em entrevista ao i criar uma nova força política, Semedo defendeu que "qualquer solução desse tipo, só vem dividir, não vem ajudar a juntar forças". "Não creio que seja esse o caminho. A esquerda tem é de se entender", disse João Semedo.
 
A ideia não mereceu grandes comentários ao líder do PCP. "Mais ao meio ou mais ao lado, eu não sei. Enfim, não quero comentar. Tal como não comentei o surgimento de vários partidos", disse Jerónimo de Sousa na cidade de Évora.
 
Mais crítico foi o deputado comunista Miguel Tiago que, no Facebook, preferiu encarar com humor o aparecimento de mais uma força política em Portugal. "O BE viu-se LIVRE do Rui Tavares. Mas os portugueses não têm a mesma sorte", escreveu o deputado comunista. com Lusa
 
Leia mais em jornal i
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana