segunda-feira, 18 de novembro de 2013

MICHELLE BACHELET CONQUISTA PRIMEIRA VOLTA DAS PRESIDENCIAIS CHILENAS

 


Candidata socialista está na frente da corrida para voltar a ser Presidente do Chile, depois de ter ultrapassado largamente Evelyn Matthei.

Mariana Cabral – Expresso
 
As eleições presidenciais no Chile ainda terão de ser decididas em segunda volta, mas Michelle Bachelet já pode começar a cantar vitória. A candidata socialista conquistou 46,75% dos votos na votação de ontem, contra os 25,04% da conservadora Evelyn Matthei, a segunda mais votada, e contra os restantes sete candidatos, segundo os dados divulgados pelo serviço eleitoral chileno.
 
Apesar da vantagem de Bachelet, os resultados implicam a realização de uma segunda volta, a 15 de dezembro, entre as duas candidatas.
 
Mais preocupante foi a abstenção de 44%, criticada pelo atual Presidente, o conservador Sebastian Piñera. "Votaram pouco mais de 6,6 milhões de chilenos", entre um total de 13,5 milhões de eleitores", disse num discurso.
 
"Quanto maior for a participação, mais forte e legítima será a democracia", acrescentou Sebastian Piñera. "Espero que na próxima eleição, a 15 de dezembro, possamos ter uma participação maior".
 
Aos 62 anos, Michelle Bachelet, médica de formação, deve voltar a ser Presidente do Chile, depois de ter sido a primeira mulher eleita chefe de Estado num país da América do Sul, em 2006 (até 2010).
 
Nas eleições de domingo, os chilenos elegeram também senadores, deputados e, pela primeira vez na história do país, conselheiros regionais.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana