segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Indonésia chama embaixador na Austrália após notícia de escutas ao Presidente

 


Jacarta, 18 nov (Lusa) - A Indonésia chamou o seu embaixador na Austrália na sequência da notícia de que os serviços secretos australianos tentaram escutar as conversas telefónicas do Presidente Susilo Bambang Yudhoyono, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros indonésio.
 
Marty Natalegawa disse que o diplomata foi chamado a Jacarta para "consultas" após documentos secretos revelados pelo ex-colaborador dos serviços secretos norte americanos Edward Snowden identificarem o Presidente indonésio, a mulher e ministros do país como alvo de escutas.
 
"Este é um ato hostil e impróprio entre parceiros estratégicos", disse o ministro aos jornalistas em Jacarta.
 
"Este não foi um bom dia para as relações entre a Indonésia e a Austrália", acrescentou.
 
Djoko Suyanto, o ministro que coordena as questões legais, políticas e de segurança, disse que Jacarta planeia rever a cooperação em todas as áreas com Camberra.
 
Os documentos, obtidos pela Australian Broadcasting Corporation e pelo jornal britânico The Guardian, revelam que os serviços secretos australianos tentaram sem êxito escutar conversas telefónicas do Presidente e registaram a atividade do seu telemóvel durante 15 dias em agosto de 2009.
 
Além do Presidente, foram alvo de vigilância nove pessoas do seu círculo mais restrito, como o vice-presidente Boediono, o porta-voz dos Negócios Estrangeiros, os ministros da Segurança e da Informação e a primeira-dama, Kristiani Herawati.
 
FPA // VM - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana