sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Portugal: Vitória mostra vontade de mudar Sindicato dos Jornalistas, afirma nova presidente




Sofia Branco é a nova presidente do Sindicato dos Jornalistas e declarou que “os votantes quiseram mudar o sindicato”. A lista B venceu as eleições para direção, conselho geral e conselho deontológico.

A jornalista Sofia Branco disse à agência Lusa, onde trabalha, que estava à espera de vencer, mas “não por tão larga margem” - mais de 100 votos e salientou:

“Isto revela claramente que os votantes, que foram mais de 700, quiseram mudar o sindicato [e essa] era uma das nossas propostas”.

Sofia Branco sublinhou ainda a maior participação no ato eleitoral: “o facto de serem mais de 700 [eleitores] é muito importante, porque na última eleição não chegaram aos 500”.

Na sua página no facebook, a jornalista salienta: “Podíamos ter ficado exactamente onde estávamos, à espera que algo acontecesse. Mas recusámos a tal zona de conforto para onde nos têm mandado. Dissemos 'basta' à crítica sentada e levantámo-nos. Mostrando a quem se queixava, com razão, de que ninguém se chegava à frente, que afinal havia.”

A nova presidente do Sindicato dos Jornalistas (SJ) disse ainda à Lusa: “O primeiro telefonema que fiz foi ao presidente cessante da direção [do sindicato], Alfredo Maia, com quem já conversei e a quem pedi que connosco colaborasse e ele disse que assim o faria”.

Sofia Branco sublinhou ainda: “Queremos continuar com o que está a ser bem feito e introduzir algo que achamos que é necessário: novas abordagens ao sindicato, atrair novos sócios, revitalizar em termos etários e de vínculo profissional”.

Nas eleições, a lista B obteve 378 votos para a Direção, mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal, enquanto a lista A teve 264 votos.

Para o Conselho Geral, a lista B teve 381 votos e a A 263. O novo Conselho Geral, que tem 21 membros e é eleito pelo método de Hondt, será composto por 13 jornalistas da lista B e 8 da A.

Para o Conselho Deontológico a lista B teve 361 votos, ficando com 3 membros, e a A teve 279, elegendo 2 membros.

O antigo presidente do SJ, Alfredo Maia, disse à Lusa que espera que “o sindicato continue o seu caminho de reforço da organização e de defesa dos direitos e garantias dos jornalistas”.


Sem comentários:

Mais lidas da semana