quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

ANGOLA E ALEMANHA REFORÇAM COOPERAÇÃO



Garrido Fragoso – Jornal de Angola

O embaixador da Alemanha em Angola, Rainer Muller, anunciou ontem, em Luanda, a realização em breve na capital angolana do sexto encontro económico entre os dois países com a presença de uma delegação de cerca de setenta empresários germânicos.

O diplomata, que falava aos jornalistas à saída de uma audiência que lhe foi concedida pelo Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, referiu que um dos temas mais importantes para este fórum é a produção de energias renováveis.

Rainer Muller referiu que na audiência foi abordada a necessidade dos  dois países intensificarem e diversificarem os trocas comerciais. Sublinhou que as trocas comerciais não são “muito expressivas”. Angola compra, fundamentalmente, viaturas e equipamentos diversos para os sectores da construção e empresas petrolíferas, enquanto os alemães importam petróleo.

Rainer Muller anunciou a realização da segunda reunião da Comissão Mista Bilateral, em Maio próximo, na capital angolana, que vai centrar a sua atenção na cooperação económica bilateral. 

“Este ano, a Alemanha vai ser parceiro especial da Feira Internacional de Luanda”, acrescentou o embaixador, que promete trazer para o evento económico uma grande delegação de empresários, representando vários sectores económicos, inclusive o secretário de Estado do Ministério alemão da Economia.

O chefe da missão diplomática alemã em Angola defendeu a intensificação das trocas comerciais bilaterais, e a instalação no território angolano de mais empresas alemãs interessadas na criação de mais investimentos directos e produção de bens e serviços.

Embaixador do Uruguai

Num outro encontro, o Vice-Presidente da República avaliou com o embaixador do Uruguai, Álvaro Otero, questões relacionadas com a cooperação política e económica entre os dois Estados. 

“Queremos melhorar ainda mais o excelente relacionamento que existe entre os nossos dois países”, afirmou o diplomata aos jornalistas, no final do encontro com o Vice-Presidente da República, na Cidade Alta. O embaixador uruguaio elogiou as relações políticas bilaterais, salientando que os dois Estados partilham pontos de vista comuns no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Lembrou que Angola acaba de ingressar naquele órgão internacional como membro não permanente, enquanto a República do Uruguai prepara a sua candidatura para entrar no próximo ano.

Álvaro Otero manifestou interesse dos dois Estados desenvolverem, de forma regular e estável, relações comerciais.

Sublinhou que o Uruguai pode oferecer aos angolanos experiência no sector agro-pecuário, enquanto que de Angola esperam obter conhecimentos à volta do sector energético. “Queremos a colaboração de Angola para diversificarmos as fontes de energias, para não ficarmos apenas no petróleo”, afirmou, indicando que de Angola o Uruguai compra, sobretudo, petróleo, e exporta carne, arroz e farinha.

“Estamos a trabalhar para que este tipo de comércio seja mais estável, e não aconteça apenas quando cada um dos Estados tem necessidades”, afirmou.

Álvaro Otero anunciou, para o início do próximo mês, a abertura da embaixada uruguaia em Angola, que em sua opinião vai facilitar o comércio bilateral e, sobretudo, a circulação dos cidadãos dos dois Estados.

Sem comentários:

Mais lidas da semana