sexta-feira, 29 de abril de 2011

Confederação empresarial da CPLP vai abrir delegação em Luanda até ao final do ano




JS - LUSA

Lisboa, 28 abr (Lusa) - A confederação empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai abrir uma delegação em Luanda até ao final deste ano, disse hoje à agência Lusa o dirigente empresarial Jorge Rocha de Matos.

"Na reunião que fizemos avançámos com a possibilidade de abrir uma delegação da confederação empresarial em Luanda, uma vez que Angola preside à CPLP, pelo que se justifica plenamente que haja uma delegação em Luanda até ao final do ano", disse Rocha de Matos, que falava no final da reunião na qualidade simultânea de membro da assembleia geral e porta-voz.

O dirigente empresarial explicou também que na reunião foi feita uma abordagem dos temas que são considerados relevantes para a instalação da confederação em Lisboa, tendo em atenção a localização da "sede política" da CPLP.

Outro dos assuntos tratados teve a ver com o "grande interesse" em fazer a avaliação de um fundo financeiro para apoiar projetos de desenvolvimento no quadro da CPLP, inclusive o funcionamento da confederação empresarial, adiantou.

No fundo, "o que se pretende é criar um espírito de solidariedade entre as organizações empresariais que integram a CPLP, criando as condições para que cada um dos países membros possam funcionar como plataformas empresariais a partir das quais se atingirá os países que integram a comunidade regional.

No caso de Angola a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADEC), de Cabo Verde e da Guiné Bissau a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CDEAO), de São Tomé e Príncipe a Comunidade dos Estados da África Central (CEAC), do Brasil o Mercosul e de Timor Leste a Ásia Pacífico e de Portugal a União Europeia.

Da reunião da conferência empresarial da CPLP saiu a ideia de por em prática uma política de complementaridade de investimentos para o desenvolvimento de todo o tipo de projetos, desenvolvendo ações naquilo que se tem denominado pelo "triângulo virtual" Europa/Ásia/América.

Sem comentários:

Mais lidas da semana