segunda-feira, 23 de maio de 2011

Moçambique: AUSTRÁLIA INVESTE NA INDÚSTRIA MINEIRA




JORNAL DE NOTÍCIAS (Moçambique)

Moçambique tem disponíveis 32 milhões de meticais disponibilizados pelo Governo australiano para financiar projectos de concepção e melhoramento de infra-estruturas do sector mineiro na provincial de Tete ao longo dos próximos dois anos, com recurso a parcerias público-privadas.

Enquanto isso, oito funcionários do Ministério dos Recursos Minerais partem, nos próximos dias, para a Austrália onde vão frequentar cursos de curta duração em matérias como gestão de receitas, higiene e segurança no trabalho, regulamentação da indústria mineira e sistemas de informação geoespacial.

A disponibilidade do referido financiamento foi anunciada quinta-feira pelo Enviado Especial da Primeira-Ministra australiana, Neil Mules, que ontem manteve um encontro em Maputo com a Ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, no quadro da visita que vem efectuando ao país para contactos com as autoridades moçambicanas.

Segundo Neil, um total de catorze 14 empresas australianas está actualmente envolvido em 26 projectos mineiros em curso no país, sobretudo na província de Tete, das quais se podem destacar a BHP – Billiton, a Rio Tinto, a Riversdale, a Talbot Recursos e a Baobab Recursos. De acordo com a fonte, o número de empresas australianas ligadas à indústria extractiva no Continente Africano triplicou desde 2005 devido ao boom que se regista na exploração de recursos, sendo Moçambique um exemplo disso.

Segundo o diplomata australiano, existe um considerável interesse pelo sector mineiro moçambicano por parte de empresas do seu país, esperando-se que a assistência do Governo fortaleça o relacionamento já existente.

A Austrália, de acordo com a fonte, comprometeu-se a apoiar o Governo moçambicano a desenvolver o seu sector mineiro de tal forma que este possa desencadear benefícios económicos significativos, que possam conduzir ao alcance das metas de desenvolvimento do milénio.

Com efeito, de acordo com a nossa fonte, aquele país está a financiar a execução de um programa de planeamento regional e investimento integrado no sector mineiro na província de Tete para o período 2011/2012, numa acção coordenada com o Ministério da Planificação e Desenvolvimento.

Paralelamente, por via do Banco Mundial aquele país está a disponibilizar 500 mil dólares australianos para financiar uma iniciativa de avaliação do sector mineiro, em preparação para um programa de capacitação institucional em larga escala, a nível da estrutura que gere o pelouro dos recursos minerais no país.

Sobre o envio de bolseiros para Austrália, Neil Mules disse que presentemente dezanove moçambicanos beneficiam de bolsas financiadas pelo Governo daquele país, encontrando-se a frequentar diversos cursos para o nível de Mestrado. Trata-se, de acordo com a fonte, de bolsas oferecidas como parte de um programa alargado a todo o Continente Africano, que em 2012 vai disponibilizar mais de 750 vagas para cursos de Mestrado e outros de curta duração para pelo menos 40 países, incluindo Moçambique.

 Outros títulos:

Sem comentários:

Mais lidas da semana