quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Brasil - Correios: FUNCIONÁRIOS COMEÇAM A RETORNAR AO TRABALHO




CORREIO DO BRASIL, com agências - de Brasília

Os trabalhadores dos Correios aceitaram a decisão da Justiça e retornaram nesta quinta-feira ao trabalho. Foram 28 dias de paralisação e mais de 180 milhões de entregas atrasadas, que devem ser normalizadas em dez dias.

Segundo os Correios, pelo menos 184 milhões de correspondências estão atrasadas em todo o Brasil.

De acordo com a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect ), dos 35 sindicatos, 31 já aprovaram o retorno em assembleias e orientaram os trabalhadores a retornarem ao trabalho.

O secretário da questão racial da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), Robson Luiz Pereira Neves, disse nesta quinta-feira que todos os funcionários voltaram ao trabalho.

– Foi a maior greve realizada pelos Correios. Mais de 70% do efetivo parou e até as cidades que nunca aderiram a uma paralisação reforçaram o movimento. Estávamos fazendo a greve não só por questão econômica, mas por falta de mão de obra e de excesso de trabalho para todos, principalmente, os carteiros –, disse Neves.

No entanto, os usuários se queixam do longo período em que os Correios não funcionaram e também reclamam das falhas no retorno das atividades.

– O atendimento está lento. A agência está vazia, os funcionários estão trabalhando, mas estou aguardando a um bom tempo –, disse o estudante Sílvio Xavier.

Para o biólogo Maurício Nascimento, ainda há um clima de greve parcial, pois as postagens de Sedex e o Disque Coleta estão suspensas.

– Estou com uma sensação de frustração, pois minhas prestações [enviadas pelos Correios] estão atrasadas. Vim até aqui [a uma agência dos Correios] para fazer uma postagem de Sedex 10 e não consegui –, reclamou.

A gerente corporativa de Representação Institucional dos Correios, Thelma Yeda, recomendou que a população não se dirija às agências para retirar encomendas – incluindo cartas. Segundo ela, o ideal é telefonar antes para a Central de Atendimento dos Correios.

– Em algumas localidades é possível buscar a carta ou encomenda desde que seja registrada. Mas antes é preciso ligar para a Central de Atendimento dos Correios, informar o número do registro e verificar se há possibilidade de retirada na unidade em que se encontra a encomenda –, ressaltou Yeda.

Os funcionários dos Correios estavam em greve há 28 dias. Os ministros do TST autorizaram a empresa a descontar no salário dos grevistas o equivalente a sete dias de greve e os demais 21 dias de paralisação devem ser compensados com trabalho extra nos fins de semana. No caso de descumprimento da determinação, a multa diária estabelecida foi R$ 50 mil.

Nessa quinta-feira, o TST julgou a greve dos servidores das empresas dos Correios, como não abusiva e determinou que a empresa conceda aumento salarial real de R$ 80 a partir deste mês e a reposição da inflação de 6,87%.

A ECT informou que não haverá qualquer tipo de retaliação aos grevistas que voltarem ao trabalho. A compensação dos 21 parados (até maio de 2012), decidida pelo TST, começará já no próximo fim de semana.

Sem comentários:

Mais lidas da semana