quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Timor-Leste: Depois de 24 anos no mato e um plano, Lu Olo acaba licenciatura em Direito




MSE - LUSA

Díli, 13 out (Lusa) - Após 24 anos no mato e da "ajuda" no pós-independência, o presidente da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente, Francisco Lu Olo Guterres, voltou a estudar e termina em novembro a licenciatura em Direito, para continuar a "servir o país".

"A 30 de novembro já vou acabar a minha licenciatura, estive a estudar durante seis anos, comecei quando ainda era presidente do parlamento de Timor-Leste", disse hoje à Agência Lusa Francisco Lu Olo Guterres.

Segundo o presidente da FRETILIN, o plano para estudar começou a ser delineado em 1995.
"Estive no mato durante 24 anos, a partir de 1995 já comecei a ter esse plano (de estudar) lá no mato. Infelizmente, não consegui nos primeiros momentos da independência de Timor-Leste, porque o meu partido, a FRETILIN, ainda precisava de mim para trabalhar", explicou.

Francisco Lu Olo Guterres foi eleito presidente da FRETILIN em 2001, no primeiro congresso daquele partido, e depois foi candidato a deputado e eleito, tornando-se, em 2002, presidente do parlamento.

"A minha intenção é continuar a lutar. Eu costumo dizer que a minha luta ainda não acabou, portanto, se estou a aprender na Faculdade de Direito é porque quero continuar a servir o meu país", disse, explicando que agora se está a querer integrar numa outra fase da luta do país.

À juventude timorense, pediu para "não ficar parada" e para continuar a trabalhar e a lutar.

"Estudar é uma forma de lutar para ter mais conhecimento e ter vontade de servir o país, a família e o seu próprio povo", afirmou Francisco Lu Olo Guterres, que em 2001, quando assumiu a presidência do parlamento escreveu no seu currículo, no item habilitações literárias: "24 anos de guerrilha".

Francisco Lu Olo Guterres voltou a ser eleito presidente da FRETILIN no último congresso do partido, que decorreu em agosto.

A licenciatura em Direito foi feita na Universidade Nacional de Timor-Leste.

*Foto em Sapo TL

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns camarada Presidente

Anónimo disse...

GOOD ON YOU MR. LUOLO!! MORE TIMORESE LEADERS OF 1975 SHOULD BE DOING EXACTLY WHAT YOU HAVE DONE. CONGRATULATIONS!!!

Anónimo disse...

Será que o diploma do curso do Dr.Luolo tirado na universidade de timor leste é reconhecido nos países da europa,america,australia e outros? E egora,em que país vai defender o PXB?

Mais lidas da semana