quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Contentor com substância que explode em contacto com a água caiu ao mar do cargueiro Rena




JCS - LUSA

Sidney, Austrália, 13 out (Lusa) - Um contentor com uma substância que explode em contacto com a água caiu ao mar a partir do cargueiro Rena que verteu 300 toneladas de petróleo desde que encalhou na Nova Zelândia.

De acordo com a autoridade marítima neozelandesa, a localização do contentor é desconhecida e contém ferro silício, explicou Bruce Anderson, líder da equipa de resgate.

Desde 05 de outubro, quando o cargueiro encalhou, caíram ao mar 88 contentores e as autoridades já referiram que 58 estavam vazios, enquanto os restantes continham produtos lácteos, madeira e peles de animais.

Entretanto, numa nova inspeção ao casco do navio, as autoridades confirmaram que as fendas detetadas não aumentaram e o cargueiro deve ter ficado assente no recife.

De bandeira liberiana, o Rena transportava mais de 1.700 toneladas de combustível e 300 toneladas foram vertidas no mar quando o barco encalhou e naufragou no recife de Astrolabe, a 12 quilómetros da cidade portuária de Tauranga.

Mais de 200 aves selvagens morreram contaminadas e as praias da região também foram afetadas com a libertação do combustível cuja limpeza está a ser efetuada por um grupo de mais de 50 pessoas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana