quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

RIO MOÇAMBICANO DO LIMPOPO VOLTA A SUBIR DE CAUDAL




PMA – VM - Lusa

Maputo, 07 fev (Lusa) - O Rio Limpopo, que inundou a cidade de Chókwè, no sul de Moçambique, voltou a subir de nível, devido à queda de chuvas fortes nos países a montante, indicaram hoje as autoridades moçambicanas.

Segundo Rita Nhamucho, da Direção Nacional de Águas (DNA) de Moçambique, o caudal do Limpopo atingiu, entre terça e quarta-feira, um pico de 1.300 metros cúbicos por segundo na estação de Beit Bridge, na África do Sul.

A DNA prevê uma onda de 4.000 metros cúbicos por segundo na estação de combumune, na província de Gaza, sul de Moçambique, que chegará à zona de Chókwè com 3.000 metros cúbicos por segundo, acrescentou Rita Nhamucho.

O aumento do caudal do Rio Limpopo, adiantou Rita Nhamucho, poderá levar Chókwè a voltar ao nível de alerta, depois de a situação ter acalmado nos últimos dias, após a cidade ter ficado submersa há duas semanas.

"Em condições normais, este caudal pode ser absorvido no leito do rio, mas na situação atual é difícil de prever o que pode acontecer", acrescentou.

A cidade de Chókwè é a mais atingida pelas cheias que assolam Moçambique desde o início da época chuvosa em outubro passado, tendo milhares de habitantes da cidade se refugiado em centros de acomodação.

Na província de Sofala, centro de Moçambique, quatro pessoas morreram por terem sido atingidas por raios e a cidade da Beira, capital da província, o trânsito está condicionado, devido à chuva torrencial.

Dados oficiais indicam que as calamidades naturais provocaram em todo o país 91 mortos e mais de 200 mil deslocados, 150 mil dos quais estão aglomerados em centros de acomodação.

Sem comentários:

Mais lidas da semana