domingo, 31 de março de 2013

PINOCHET E A CIA SÃO RAPTORES E ASSASSINOS. MPLA-EDUARDO DOS SANTOS O QUE É?



António Veríssimo

CHEGA DE TOLERÂNCIA!

Há momentos em que a esperança e/ou a sensatez nos aconselha a ser tolerantes e que só reajamos enérgicamente perante crimes intoleráveis. Creio que é este o caso que aqui vem e vai dar corpo a este texto e à opinião de quem constata que por mais que queira acreditar na sabedoria e vontade da elite política angola que anuncia conduzir Angola à justiça, liberdade e democracia, mais não tem feito que exatamente o contrário. Apesar de terem ocorrido eleições (ditas fraudulentas) o regime angolano mostra-se sanguinário e assassino, antidemocrático e corrupto, desprezível como qualquer regime do género, de Hitler a Staline, de Pinochet dos anos 70 à CIA de antes e da atualidade. Os factos, as evidências, comprovam-no. Chega de tolerância!

É chegada a hora de a esperança e a sensatez dos que assistem ao que acontece em Angola não dispensarem mais um minuto que seja de credibilidade ao regime do MPLA de José Eduardo dos Santos. Haverá dentro do MPLA outro MPLA que anseie por justiça e democracia? Oxalá que sim. Este, o que domina e amordaça Angola, está putrefacto. Tanto ou mais como estava o de Pinochet. Tão corrupto ou mais quanto  estava a camarilha de ladrões, corruptos e assassinos que recheava a elite da ex-União Soviética ou da RDA. São os maiores traidores dos trabalhadores porque dizendo-se pelo povo, pelo operariado e pelos campesinos, mais não fazem que enganar e enriquecer através dos roubos, fazendo-se perdurar reprimindo e assassinando aqueles que neles acreditaram, que lhes deram a oportunidade de tomarem o poder que só muito dificilmente largam. Quase sempre através da revolta. Revolta que alastra de dia para dia - no caso de Angola. Algumas vezes essa revolta trás ainda mais desgraça, até que o pó assente. Trás guerras fratricidas  trás mais fome, mais miséria para os povos... Porém, depois disso, também pode trazer a tal justiça e democracia dos anseios das maiorias exploradas e oprimidas. Cedo ou tarde acontece.

Não será um cenário desses o desejável para o povo angolano - o de mais lutas fratricidas, mais fome, mais miséria. Mas a ganância da elite angolana parece a isso querer conduzir se não lhes permitirem ser detentora do regime que mascara com eleições (dúbias), algumas obras (onde também rouba) e outras negociatas ditas "boas para Angola" mas cujos lucros correm céleres para bancos no estrangeiro ou para investimentos no estrangeiro deste ou daquele general, deste ou daquele "compadre" do regime, deste ou daquele ladrão ou corrupto que adula os cifrões mais que as pessoas, muito mais que os seus compatriotas.

LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO, RAPTOS, DESAPARECIMENTOS... ASSASSÍNIOS

Foi ontem que em Luanda o regime mascarado de democrata pôs em prática a proibição de liberdade de manifestação. De facto um grupo de jovens contestatários do regime MPLA-Eduardo dos Santos que se queria manifestar com a exigência de o governo dar resposta ao paradeiro de dois jovens "desaparecidos" há quase um ano, se viu na impossibilidade de se manifestar. Até de se juntarem no local autorizado anteriormente. Das narrações do sucedido corre muita tinta pela imprensa, na blogosfera, e nas alternativas sociais da internet (Facebook e Twitter). Nem merece aqui recapitular, no Página Global também é possível ver. Importa, isso sim. Fazer notar que em Maio do ano passado dois jovens pacíficos ativistas contestários do tenebroso regime angolano desapareceram sem deixar rasto. O que em Angola pode ter por significado terem sido raptados por mastins do regime que lhes acabaram com a vida e lhes deram sumiço. Os piores cenários devem ser admitidos. 

Se nos recordarmos que é corrente em Angola contestatários do regime desaparecerem e mais tarde aparecerem feitos cadáveres, ficando tudo e todos impunes, também no caso dos referidos dois jovens - Isaías Cassule e António Alves Kamulingue - devemos admitir o pior cenário. E até que nem sequer apareçam os seus restos mortais porque os regimes e os assassinos que trazem a soldo vão ficando cada vez mais refinados na tentativa do crime perfeito. Quem foi? Foi o regime do MPLA-Eduardo dos Santos? Não?

O regime fascista de Pinochet, tendo por cúmplice os EUA, também dizia que não. A CIA também dizia que não... Outros regimes criminosos, totalitários ou mascarados de democratas, também disseram que não... Mais tarde vem sempre a comprovar-se sim, que são sanguinários e incontidos assassinos dos povos.

Entre outros, Pinochet e a CIA são considerados raptores e assassinos. O regime MPLA-Eduardo dos Santos o que é?

Sem comentários:

Mais lidas da semana