quarta-feira, 20 de novembro de 2013

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM MOÇAMBIQUE COM AFLUÊNCIA “MUITO GRANDE” ÀS URNAS

 


O presidente da Comissão Nacional de Eleições de Moçambique, Abdul Carimo, disse que a afluência da população moçambicana às eleições municipais que se realizam, esta quarta-feira, em 53 municípios do país é "muito grande".
 
Mais de três milhões de eleitores moçambicanos escolhem hoje presidentes e membros das assembleias de 53 cidades e vilas com estatuto de município no país.
 
Em declarações aos jornalistas, o presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) disse que é "muito grande" a afluência do eleitorado ao escrutínio, manifestando a expetativa de que se mantenha "uma participação elevada" até ao encerramento das urnas.
 
"Em quase todos os municípios, a afluência é muito grande, pelo menos nestas primeiras horas, e nós esperamos que até ao fim do dia e do fim do processo eleitoral, a afluência continue a ser a mesma e tenhamos um nível de participação muito elevado", declarou Abdul Carimo, após exercer o seu direito de voto.
 
Nas últimas eleições municipais, em 2008, para 43 municípios, a taxa de abstenção foi de 53.64%.
 
Questionado sobre o decurso da votação no município da Gorongosa, centro do país, onde a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, terá alegadamente feito circular ameaças ao eleitorado, o presidente da CNE disse que as eleições estão a decorrer sem sobressaltos.
 
"Temos a informação de que está tudo a correr nos conformes, tudo tranquilo e tudo calmo e não há razões até agora para alarme", frisou Abdul Carimo.
 
A Renamo ameaçou inviabilizar as eleições municipais, no seguimento da sua decisão de não participar no processo, em protesto contra a composição dos órgãos eleitorais, que acusa de favorecerem a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder.
 
Jornal de Notícias – foto cache da Lusa
 
Leia mais em Jornal de Notícias
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana