quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Moçambique: Erros nos cadernos eleitorais impedem cidadãos de votar

 

Eleições Autárquicas
 
Jornal Digital
 
Maputo - Vários eleitores não participaram das eleições Autárquicas que decorreram esta quarta-feira, 20 de Novembro, nos 53 municípios de Moçambique, porque os seus nomes não constam das listas disponibilizadas pelos órgãos eleitorais.
 
A situação começou a verificar-se em Maputo mas generalizou-se depois por todo o país. Os órgãos eleitorais não tiveram o tempo necessário para resolver o problema até ao final da votação.

Em entrevistas com vários Presidentes de mesas de votação, todos disseram que não tinham instruções sobre o procedimento a seguir em caso de o nome de um eleitor não constar da lista.

Nas cidades de Quelimane e Beira, neste momento geridas pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), estão a circular vários tanques militares que estão a criar receios.

De recordar que a Polícia inviabilizou o encerramento da campanha do MDM na Beira com tiros, num acto que resultou em mais de duas dezenas de feridos.

Na cidade de Nampula os boletins de voto têm um erro considerado grave. A candidata do Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO) não aparece nos boletins de voto, mas mesmo assim a votação prosseguiu e os órgãos eleitorais ainda não se pronunciaram.

As atenções estão viradas para as cidades da Beira e Quelimane, consideradas como bastiões da oposição à Frelimo. É por isso que há uma forte movimentação militar naquelas cidades. Há alguma expectativa também em relação à capital do país, onde a oposição tem vindo a ganhar simpatia.
 
(c) PNN Portuguese News Network
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana