terça-feira, 18 de abril de 2023

Quem é Angel, o embaixador do Zimbábue envolvido no contrabando de ouro?

O pregador e embaixador do Zimbábue esteve envolvido em controvérsias, muito antes de um documentário da Al Jazeera expor seu envolvimento em uma quadrilha de contrabando de ouro.

Al Jazeera | # Traduzido em português do Brasil

Harare, Zimbábue – Desde março, um documentário da Unidade Investigativa da Al Jazeera ( I-Unit ) lança luz sobre o comércio ilícito de ouro na África Austral e a lavagem de dinheiro envolvendo figuras poderosas da região, incluindo Auxilia Mnangagwa, esposa do presidente do Zimbábue.

A filmagem expôs como vários indivíduos se aproveitaram das sanções ocidentais contra funcionários do governo e do partido no poder para contrabandear grandes quantidades de ouro e lavar milhões de dólares por meio de uma complexa rede de empresas e subornos.

No documentário de quatro episódios, o embaixador geral do Zimbábue, Uebert Angel, se ofereceu para usar seu status diplomático para lavar milhões de dólares por meio de um esquema de contrabando de ouro, para repórteres disfarçados de criminosos asiáticos.

“Você quer ouro, ouro, podemos fazer isso agora, podemos fazer a ligação agora e pronto”, disse Angel aos repórteres da Al Jazeera.

“Ele vai pousar no Zimbábue – o Zimbábue também não pode tocá-lo até eu chegar em minha casa. Então, pode haver um plano diplomático... é uma coisa muito, muito fácil”, afirmou.

Ele também afirmou que suas operações de lavagem tiveram a aprovação do presidente Emmerson Mnangagwa, que está no poder desde novembro de 2017.

Mas quem exatamente é Angel, o personagem controverso no centro do documentário?

Anjo e profeta

Uebert Angel, cujo nome verdadeiro é Uebert Mudzanire, é um autodenominado “profeta” zimbabuense, pregador e empresário baseado no Reino Unido.

O homem de 44 anos é o fundador da Spirit Embassy, ​​uma igreja com filiais em vários países, incluindo Reino Unido, África do Sul e Zimbábue.

Nascido em 6 de setembro de 1978, no Zimbábue, Angel cresceu em uma família religiosa e foi criado como cristão. Ele já havia afirmado que foi “convocado quando criança sob a árvore de creme selvagem” por Deus e foi “banhado em amor líquido e mostrado o Halo”, de acordo com o site da igreja.

Em 1996, iniciou um pequeno grupo de oração em sua casa, que rapidamente evoluiu para uma igreja.

Tornou-se conhecida como Embaixada do Espírito em 2007. A própria igreja foi renomeada como “Igreja das Boas Novas” em outubro de 2015, enquanto “Embaixada do Espírito” se tornou um termo para seu ministério geral. Ele é conhecido por pregar que Deus deseja que seus seguidores sejam ricos e por promover doutrinas conhecidas como evangelho da prosperidade, que afirmam que o ganho financeiro e material é a vontade divina de Deus para todos os cristãos piedosos.

'Dinheiro milagroso'

Em 2012, Angel ganhou fama por realizar uma série de milagres controversos, incluindo a criação do que ele chamou de “dinheiro milagroso”. Ele alegou ter poderes proféticos para produzir mercadorias valiosas, como ouro, diamantes e dinheiro, que poderiam misteriosamente chegar aos bolsos e contas bancárias das pessoas, bem como ao cofre de um banco.

O sermão foi tão popular que ele acabou viajando pela África apresentando-se para os crentes e prometendo-lhes dinheiro milagroso.

Durante sua viagem, ele alegou ter realizado um polêmico milagre de perda de peso na África do Sul, onde uma mulher olhou totalmente espantada e concordou com ele que seu marido havia perdido peso repentinamente.

Suas travessuras atraíram a atenção do ex-chefe do banco central do Zimbábue, Gideon Gono, que o convocou e ordenou que parasse de criar o chamado “dinheiro milagroso”. Mas Gono mais tarde ficou do lado de Angel, dizendo que ele não havia violado nenhuma das leis monetárias do país.

Em 2018, Angel ganhou as manchetes mais uma vez por alegar sensacionalmente ter caminhado com sucesso sobre a água, um dos milagres realizados por Jesus Cristo nos tempos bíblicos.

Mais tarde, ele reverteu essa afirmação e explicou que o incidente foi uma “demonstração de fé” metafórica e não uma caminhada literal sobre a água.

O homem que vende tudo

Angel, que afirma ter dois diplomas universitários em finanças, também é autor e escreveu vários livros sobre fé e prosperidade.

Ele também dirige canais de transmissão via satélite, Miracle TV, GoodNews TV e Wow TV, que transmitem suas cruzadas e sermões.

Ele administra sua igreja como um negócio. Sob a Millionaire Academy, Angel ensina os aspectos fundamentais para se tornar um milionário e visa empresários que desejam desenvolver sua empresa “em algo maior do que eles em sua igreja e além”.

Seu Osborne Institute of Theology cobra £ 499,00 por um certificado teológico e £ 799 por um diploma. O ministério vende mercadorias, organiza convenções, recebe ofertas on-line via Visa e PayPal e oferece o que ele chama de “retiros proféticos”.

Outras controvérsias

Em 2014, ele foi acusado de fraude e lavagem de dinheiro por um ex-membro de sua igreja no Reino Unido. Ele também foi criticado por seu estilo de vida luxuoso, que inclui carros de luxo, jatos particulares e casas caras.

Em um dos vários casos documentados de má conduta sexual, Angel foi acusado de pedir a uma congregante que lhe enviasse fotos dela nua no Twitter e no WhatsApp. Os registros de comunicação digital foram autenticados pelo Twitter para endereços IP.

Angel tentou destruir os registros, mas eles foram recuperados e compilados em um documentário. Ele enfrentou outras acusações de infidelidade e não se arrependeu quando confrontado com evidências de seus erros.

“Você vê que o fracasso moral não é um crime. Estou lidando com a lei aqui (e) falha moral não é crime”, disse ele no documentário feito pelo ZimEye, um site de notícias local.

Em março de 2021, ele foi nomeado embaixador geral e enviado presidencial por Mnangagwa. Foi nessa capacidade que ele disse à Al Jazeera que poderia facilitar um esquema para trocar dinheiro não contabilizado pelo ouro do Zimbábue.

Al Jazeera

Imagem: Uebert Angel, embaixador geral do Zimbábue na Europa e nas Américas, com o presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa [Opeaal.co.zw / Al Jazeera]

Sem comentários:

Mais lidas da semana