terça-feira, 18 de abril de 2023

Portugal | O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DAS PENSÕES

João Silvestre, editor de Economia | Expresso (curto)

Bom dia,

(Antes do mais um convite: Junte-se à Conversa com a equipa do Expresso, desta vez sobre "O Governo aguenta o TAPgate?". Quarta-feira, dia 19 de abril, às 14h00. Inscreva-se aqui.)

O Governo teve um início de semana a grande velocidade. Já sabíamos que Fernando Medina iria apresentar o seu primeiro Programa de Estabilidade mas não esperávamos um grande anúncio sobre pensões. Um bónus aos reformados que, não só vão recuperar na sua pensão nominal o valor da atualização que não tiveram em janeiro deste ano, como vão tê-lo já em julho. Perdido em tudo isto? Confira a história do aumento intercalar das pensões em 10 pontos no dia em que António Costa recusou ter mudado de opinião sobre a atualização das reformas ou ter recorrido a truques ou ilusões. É uma subida de 20 euros para quem recebe a pensão média e que ultrapassa 200 euros nas reformas mais altas.

O anúncio apanhou quase toda a gente de surpresa. Mas nem por isso acabaram as críticas da Oposição: há quem peça mais crescimento económico ou quem exija mais medidas ao governo. Até Marcelo Rebelo de Sousa já reagiu. Diz o presidente da República que o Governo já podia ter aumentado as pensões – até porque poderia ter problemas legais – e avisa que será difícil não haver mais apoios se for necessário. Recorde aqui todo o filme de um dia cheio na política no direto do Expresso.

O dia começou com a apresentação do Programa de Estabilidade e Crescimento 2023-2028. Em tempo de inflação elevada e ameaça de recessão em vários países, Fernando Medina trouxe números favoráveis: crescimento revisto em alta para 1,8% este ano, convergência com a zona euro, dívida pública abaixo de 100% do PIB até 2027 e caminhada para um excedente orçamental. A confirmarem-se os dados, Medina tem algumas razões para otimismo numa economia que é das mais lentas do mundo até 2028 e que se vê utrapassada por vários ‘novos’ países da União Europeia. Além das pensões, que mais tarde António Costa e Ana Mendes Godinho detalharam, Medina prometeu ainda descidas de IRS nos próximos anos.

Cá dentro

Hoje arranca o IVA zero em 46 produtos alimentares. Um tema que o Expresso vai estar a acompanhar ao longo do dia de hoje. Saiba como vai ser feita a fiscalização e qual o papel do Observatório de Preços.

No pacote da habitação, foram conhecidas em pormenor algumas das medidas anunciadas pelo Governo com a chegada da legislação à Assembleia da República. Como os detalhes dos benefícios fiscais ao arrendamento ou o ‘fim’ dos vistos gold que não será exatamente igual ao inicialmente anunciado.

O salvamento da jovem de 17 anos que esteve quase 24 horas perdida no mar é um dos temas que está a surpreender Portugal. Os médicos consideram-na uma heroína. Veja aqui 44 segundos do momento do salvamento

O novo grupo de acompanhamento dos abusos na Igreja Católica vai ter uma linha de atendimento.

As obras no viaduto Duarte Pacheco, à saída/entrada de Lisboa, vão condicionar o trânsito no verão.

A Sonae falhou a OPA sobre a Sonaecom que continua, assim, cotada na Euronext Lisboa.

A GNR já deteve este ano 34 pessoas por crime de incêndio. Ao todo, foram identificados 258 arguidos “como presumíveis autores dos incêndios este ano”.

No futebol, a grande discussão do momento é a aproximação entre Benfica e FC Porto no topo da classificação. A primeira crise do Benfica de Roger Schmidt teve raízes no cansaço físico e emocional.

Lá fora

Depois das polémicas declarações de Lula da Silva na China, as atenções estiveram ontem voltadas para a visita ao Brasil do ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov. O Brasil mostrou-se contra sanções à Rússia e o Kremlin agradeceu. Já a Comissão Europeia respondeu a Lula e recusou as acusações de estar a alimentar a guerra: “Não é verdade que os EUA e a UE estejam a ajudar a prolongar o conflito. A verdade é que a Ucrânia é a vítima de uma agressão ilegal, uma violação da Carta das Nações Unidas.” Também Marcelo Rebelo de Sousa reagiu dizendo que se o Brasil mudar a posição “Portugal não tem nada a ver com isso”. Siga todas as informações da guerra no direto do Expresso.

No Sudão, o conflito na capital do país já provocou centenas de mortos e muitos mais feridos. Até o embaixador da União Europeia, o irlandês Aidan O´Hara, foi atacado em casa. Saiba o que está em causa em seis perguntas e respostas.

A Airbus e a Air France foram absolvidas da queda do avião que matou 228 em 2009 num voo entre o Rio de Janeiro e Paris.

A Space X de Elon Musk adiou o lançamento da sua nave espacial Starship por causa de um problema na válvula de pressurização. Musk quer chegar a Marte com a Starship.

FRASES

“A Universidade de Coimbra, em abstrato e em geral, condena todos os atos de assédio sexual, moral ou outros. Temos os nossos mecanismos internos para trabalhar e para evitar, ou pelo menos para detetar e para condenar, o que tiver de ser condenado”, Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra a propósito das acusações de assédio imputadas a Boaventura de Sousa Santos, do Centro de Estudos Sociais (CES), que, diz, “é uma entidade autónoma juridicamente da Universidade” sobre a qual não tem jurisdição

“É para a poesia que os governantes se voltam quando o mundo falha”, João Luis Barreto Guimarães, na entrega do Prémio Pessoa de 2022

O QUE ANDO A LER

Mohsin Hamid já passou pelo Expresso Curto há uns anos com o seu “O Fundamentalista Relutante”. Contava a história de um jovem paquistanês, licenciado em Princeton a trabalhar em Wall Street, que hesitava entre o sonho americano e o apelo do terrorismo depois do 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque.

Ham
id regressa agora com “The Last White Man”, ainda sem tradução portuguesa, sobe um homem “branco” a quem a pele escurece repentinamente sem razão aparente. O livro, que esteve em algumas listas dos melhores de 2022, é uma alegoria sobre a diferença, o racismo e o preconceito.

PODCASTS A NÃO PERDER

Quando foi candidato a Loures, em 2017, André Ventura inventou o filão eleitoral do discurso racista e xenófobo contra a comunidade cigana como pura estratégia de marketing. As reações contra o candidato fizeram dele uma “popstar” e levaram-no a querer fazer um partido. Ouça o 6.º episódio de Entre Deus e o Diabo.

lavar de roupa suja na TAP com o Zé Povinho de um lado e o Zé Povão do outro e a história de um manguito. Ouça Miguel Sousa Tavares de Viva Voz sobre "o manguito" em relação às formas de descontentamento da sociedade que se refletem, por exemplo, nas redes sociais e que coexistem com os "deslumbrados" que fazem vida a partir das carreiras partidárias.

Marcelo, o influencer caríssimo da TAP: “Toda a gente diz que a TAP se atrasa, mas para mim adianta-se”. O Presidente está #nasnuvens, mas a companhia aérea continua a enfrentar turbulência. Acompanhe a queda da TAP com o Isto é Gozar com Quem Trabalha em formato podcast.

Este Expresso Curto fica por aqui hoje. Encontre-nos a qualquer hora no Expresso e na SIC. Tenha uma excelente terça- feira.

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana