segunda-feira, 13 de junho de 2011

Angola: Realizada viagem experimental de comboio entre Benguela e Huambo...




... depois de 27 anos de paralisação

NME - LUSA

Luanda, 13 Jun (Lusa) -- Uma viagem experimental de comboio entre o Cubal, na província angolana de Benguela, e a província do Huambo, numa extensão de 270 quilómetros, foi realizada no domingo, prevendo-se a inauguração do troço dentro de dois meses.

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz do Ministério dos Transportes de Angola, Luís Paulo, disse que esta primeira viagem, depois de 27 anos de paralisação, se enquadra no programa de reabilitação, modernização e expansão do Caminho-de-Ferro de Benguela, cuja finalização deverá acontecer em 2012.

Segundo Luís Paulo, o ministro dos Transportes de Angola, Augusto da Silva Tomás, que se encontra em Benguela desde sexta-feira, realizou a viagem do município do Cubal ao Huambo, para inspecionar as obras de reparação do referido troço.

Na chegada ao Huambo, Augusto da Silva Tomás apontou a necessidade de tudo ser feito para que dentro de dois meses, "o mais tardar", o comboio volte a apitar naquela província do planalto central de Angola "de forma definitiva", para que em setembro possa chegar à província do Bié.

De acordo com o governante angolano, "as obras foram acompanhadas pela fiscalização, seguiram as regras estabelecidas internacionalmente e os prazos cumpridos na medida do possível".

"Chegou o momento do povo angolano, em particular o das províncias do Huambo, Bié e Moxico, voltar a sorrir como no passado", disse o ministro.

O Caminho-de-Ferro de Benguela, com 1.301 quilómetros, vai da província de Benguela até a do Moxico e é a única ligação da África Central ao Oceano Atlântico.

A reabilitação do CFB está a cargo de uma empreiteira chinesa - "China Railway 20 Bureau Group Corporation" -, com o recurso a uma linha de crédito da China.

Esse crédito, inicialmente avaliado em 200 milhões de dólares, possibilitou a aceleração da reabilitação total dos 1.301 quilómetros de via-férrea.

O plano nacional ferroviário prevê a reparação de locomotivas e pontes, a substituição de travessas, a requalificação de estações e desminagem.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana